Luto ante la pandemia: repercusiones contra el Covid-19 en Brasil

Autores/as

  • Dhiene Santana Araújo Oliveira Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH - USP. Psicóloga com especialização modalidade Residência em Cuidados Paliativos em Saúde do Idoso pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
  • Karen Pereira Bisconcini Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH - USP. Psicóloga com especialização modalidade Residência em Cuidados Paliativos em Saúde do Idoso pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HCFMUSP.
  • Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez Professor-Doutor II da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP). Pós-Doutorado em andamento, Universidade do Porto, Portugal. Doutora e Mestre em Enfermagem, Universidade de São Paulo, USP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p499-516

Palabras clave:

Duelo, COVID-19, Pandemia.

Resumen

Este artículo propone reflexiones sobre el proceso de duelo durante la pandemia Covid-19. La conceptualización del proceso de duelo y las nociones de duelo no reconocido, duelo anticipatorio y duelo diferido, nos ha favorecido para discutir cómo este proceso ha sido atravesado por el aislamiento social colectivo y sus repercusiones en pacientes, familiares y profesionales de servicios esenciales. A pesar de las grandes pérdidas y cambios que se han producido, los autores actuales han destacado que el afrontamiento saludable se da a partir de la vivencia del proceso dual del duelo.

 

Biografía del autor/a

Dhiene Santana Araújo Oliveira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH - USP. Psicóloga com especialização modalidade Residência em Cuidados Paliativos em Saúde do Idoso pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH - USP. Psicóloga com especialização modalidade Residência em Cuidados Paliativos em Saúde do Idoso pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

 

Karen Pereira Bisconcini, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH - USP. Psicóloga com especialização modalidade Residência em Cuidados Paliativos em Saúde do Idoso pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HCFMUSP.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH - USP. Psicóloga com especialização modalidade Residência em Cuidados Paliativos em Saúde do Idoso pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, FMUSP. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HCFMUSP.

 

Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez, Professor-Doutor II da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP). Pós-Doutorado em andamento, Universidade do Porto, Portugal. Doutora e Mestre em Enfermagem, Universidade de São Paulo, USP.

Professor-Doutor II da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP). Pós-Doutorado em andamento, Universidade do Porto, Portugal. Doutora e Mestre em Enfermagem, Universidade de São Paulo, USP. 

 

Publicado

2020-09-30

Cómo citar

Oliveira, D. S. A., Bisconcini, K. P., & Gutierrez, B. A. O. (2020). Luto ante la pandemia: repercusiones contra el Covid-19 en Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 499–516. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p499-516