Direitos trabalhistas dos cuidadores de idosos: uma revisão integrativa

Auteurs-es

  • Sérgio Vieira Brandão Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Anelise Crippa Gerontologia Biomédica. Faculdade de Direito da UNICNEC, Osório.
  • Carla Helena Augustin Schwanke Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Alfredo Cataldo Neto Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, o Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p229-245

Mots-clés :

Cuidadores de idosos, Direitos trabalhistas, Idosos.

Résumé

Revisão integrativa sobre os direitos trabalhistas dos cuidadores de idosos. Para tanto, foram selecionados artigos originais publicados nas bases de dados PePSIC; Lilacs; Medline; BDJur; Biblioteca Digital da Unicamp; Jurisprudência Unificada do Conselho de Justiça Federal; LATINDEX; LexML; NDLTD; OCLC-OAIster, encontrando-se seis estudos. Sugere-se que haja mais atenção com os direitos trabalhistas, a fim de tornar o cuidado efetivo tanto para quem cuida quanto para quem é cuidado.

Palavras-chave: Cuidadores de idosos; Direitos trabalhistas; Idosos.

Bibliographies de l'auteur-e

Sérgio Vieira Brandão, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Psicólogo, Bacharel em Direito. Especialista em Saúde Mental Coletiva. Mestre em Gerontologia Biomédica. Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 

Anelise Crippa, Gerontologia Biomédica. Faculdade de Direito da UNICNEC, Osório.

Advogada. Doutora em Gerontologia Biomédica. Professora da Faculdade de Direito da UNICNEC, Osório.

 

Carla Helena Augustin Schwanke, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Médica geriatra. Doutora em Gerontologia Biomédica. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 

Alfredo Cataldo Neto, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, o Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Médico psiquiatra. Doutor em Medicina e Ciências da Saúde. Professor Adjunto da Faculdade de Medicina e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, o Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 

 

Téléchargements

Publié-e

2017-06-30

Comment citer

Brandão, S. V., Crippa, A., Schwanke, C. H. A., & Cataldo Neto, A. (2017). Direitos trabalhistas dos cuidadores de idosos: uma revisão integrativa. Revista Kairós-Gerontologia, 20(2), 229–245. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p229-245

Numéro

Rubrique

Artigos