TRABALHOS SOCIAIS COM IDOSOS: PROPOSTAS E SIGNIFICADOS

Auteurs-es

  • Juliana Santos Graciani
  • Natalia Aparecida de Meira Franco
  • Nadia Dumara Ruiz Silveira

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2009v12iEspecial5p%25p

Résumé

Este trabalho expõe os resultados de estudos realizados tendo como objetivo central a análise das propostas e dos significados de ações sociais desenvolvidas com idosos pelo projeto “Ônibus Ludicidade – Baú Encantado”, realizado na Comunidade Nova Pantanal e o projeto IPREM Melhor Idade, da Prefeitura Municipal de São Paulo. As reflexões desenvolvidas fundam-se no pressuposto básico de que o envelhecimento é um processo biopsicossocial. A exclusão social pode ser uma das características deste processo, que também pode propiciar a participação social e comunitária, como uma estratégia de enfrentamento da situação de desigualdade que, muitas vezes, acomete o segmento idoso. A cidadania é concebida nos projetos em foco como o exercício de um conjunto de direitos e deveres que devem ser garantidos por todos os indivíduos. As pesquisas, de abordagem qualitativa, incluíram a realização de entrevistas com idosas da Comunidade Nova Pantanal e com aposentados e pensionistas do IPREM. A coleta de dados se pautou, também, na utilização de técnicas de observação e informativos mensais do Instituto de Previdência Social da P.M.S.P. As análises dos depoimentos e dados observados permitem destacar como resultados a superação do medo de aprender novas habilidades, a conquista da sociabilidade, a prática da solidariedade e da possibilidade de aquisição de uma nova profissão por pessoas idosas. A educação e a cidadania são processos importantes para reintegração e inclusão de envelhescentes e idosos no convívio social, propiciando uma condição de vida saudável. Palavras-chave: Envelhecimento, Participação Social, Cidadania, Educação

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Comment citer

Graciani, J. S., Franco, N. A. de M., & Silveira, N. D. R. (2010). TRABALHOS SOCIAIS COM IDOSOS: PROPOSTAS E SIGNIFICADOS. Revista Kairós-Gerontologia, 12(Especial5). https://doi.org/10.23925/2176-901X.2009v12iEspecial5p%p