A percepção da aposentadoria na carreira de professor: análise do filme “Lugares Comuns”

Auteurs-es

  • Melânia Paula Pavoni Psicologia, Faculdade Meridional, IMED/RS.
  • Juliana Frighetto Psicologia, Faculdade Meridional, IMED/RS.

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p297-315

Mots-clés :

Aposentadoria, Velhice, Emoções.

Résumé

RESUMO: Com o aumento da expectativa de vida das pessoas, passa-se mais tempo em período de aposentadoria. Especificamente na carreira de professor, peculiaridades são percebidas e requerem reflexões. Com isso, objetivou-se discutir, no contexto da velhice e aposentadoria, alguns aspectos dessa relação por meio da análise do filme “Lugares Comuns”, de modo especial o personagem Fernando, que representa um professor universitário aposentado. As telas de cinema são um lugar privilegiado para se discutir questões complicadas ligadas ao envelhecimento e à velhice. Verificou-se que, diante da aposentadoria, o personagem vivenciou sentimentos de inutilidade (prevalente), de estar fora do sistema (exclusão), de vergonha e de culpa, quando poderia poder cumprir expectativas outras nessa sua nova fase de vida. Considera-se que a análise do filme permite discutir a questão dos programas de preparação para a aposentadoria que podem auxiliar as pessoas para que esses tipos de sentimentos não ocorram ou sejam minimizados.

Bibliographies de l'auteur-e

Melânia Paula Pavoni, Psicologia, Faculdade Meridional, IMED/RS.

Graduanda em Psicologia, Faculdade Meridional, IMED/RS.

 

Juliana Frighetto, Psicologia, Faculdade Meridional, IMED/RS.

Docente, Faculdade Meridional, IMED/RS. Mestre em Envelhecimento Humano, UPF/RS, Doutoranda em Psicologia, USF/SP.

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Publié-e

2016-03-30

Comment citer

Pavoni, M. P., & Frighetto, J. (2016). A percepção da aposentadoria na carreira de professor: análise do filme “Lugares Comuns”. Revista Kairós-Gerontologia, 19(1), 297–315. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p297-315

Numéro

Rubrique

Artigos