Lar dos Velhinhos em Rio Azul, Paraná - Da história à perspectiva de moradia: entre a coletividade e a singularidade
DOI :
https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24iEspecial31p123-140Mots-clés :
Instituição de Longa Permanência; Velhices; Moradia.Résumé
Este relato de experiência tem como proposta tecer reflexões sobre a moradia e a operacionalidade de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos do município de Rio Azul-PR, a partir de uma perspectiva triangular, ou seja, dos idosos residentes, dos profissionais e da comunidade. Nota-se que os dizeres apresentados demonstram que a instituição deve estar em constante movimento em (re)pensar as práticas no cotidiano para enfrentar os desafios e construir espaços para que se possa envelhecer com dignidade, reconhecendo o quanto se faz urgente esse debate pelos e nos municípios diante das diversas realidades regionais no Brasil.
Références
Alencar, M. A., Bruck, N. N. S., Pereira, B. C., Câmara, T. M. M., & Almeida, R. D. S. (2012). Perfil dos idosos residentes em uma instituição de longa permanência. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., 15(4), 785-796.
Baldin, T., & Marcolino-Galli, J. F. (2014). Sobre o posicionamento do sujeito frente à rotina institucional: o relato de dois idosos. Revista Kairós-Gerontologia,17(4), 225-243.
Baldin, T. (2016). Velhice e institucionalização: cenas da vida no Abrigo. Mestrado em Psicologia. Universidade Federal Fluminense.
Brasil. (2009). Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília, DF: MDS.
Brasil. (2011). Secretaria de Assuntos Estratégicos. Infraestrutura Social e Urbana no Brasil: subsídios para uma agenda de pesquisa e formulação de políticas pública: Condições de funcionamento e infraestrutura das instituições de longa permanência para idosos no Brasil. Camarano, A. A., Kanso, S., Mello, J. L., & Carvalho, D. F. (OrgD). Brasília, DF: IPEA, 2011.
Costa, M.C.N.S., & Mercadante, E. F. (2013). O Idoso residente em ILPI (Instituição de Longa Permanência do Idoso) e o que isso representa para o sujeito idoso. Revista Kairós-Gerontologia,16(2), 209-222.
Freitas, A. V. S., & Noronha, C. V. (2010). Idosos em instituição de longa Permanência: falando de cuidado. Interface – Comunic., Saúde, Educ., 14(33), 359-369. Botucatu (SP): UNESP.
Marcolino-Galli, J., & Fonseca, S. C. (2016). Sobre queixas de dificuldades de memória na velhice. Estudos Interdisciplinares sobre o envelhecimento, 21(2). 227-242.
Marx, K. (2013). O capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. Rubens Enderle, Trad. São Paulo, SP: Boitempo.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Kairós-Gerontologia 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Kairós Gerontologia é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor deste periódico. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.