Os idosos e as TIC – competências de comunicação e qualidade de vida

Autores

  • Rui Neves
  • Claudia Pereira

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i1p5-26

Palavras-chave:

Idosos, Qualidade de Vida, TIC

Resumo

Objectivos: Aferir se o uso da Internet pode contribuir para a infoinclusão sénior e para a melhoria da qualidade de vida e expor um processo de alfabetização digital para idosos. Método: Foi leccionado um curso de informática a um grupo de 14 idosos. Os métodos de recolha de dados foram a aplicação de 2 inquéritos (inicial e final), bem como a observação directa e participante. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Resultados: A investigação realizada permitiu apurar que a utilização do computador e da Internet diminui a solidão, aumenta o acesso à informação, assim como a frequência da comunicação entre familiares e amigos, e, consequentemente, aumenta Qualidade de Vida de pessoas idosas. Conclusões: A utilização das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) oferece ao idoso mais autonomia, maior bem-estar e integração social e, por conseguinte, maior índice de felicidade.

Biografia do Autor

Rui Neves

Professor Auxiliar, Docente e Membro da Comissão Científica do Mestrado em Gerontologia, do Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, Portugal.

Claudia Pereira

Mestre em Multimédia em Educação - Universidade de Aveiro, Portugal.

Downloads

Como Citar

Neves, R., & Pereira, C. (2011). Os idosos e as TIC – competências de comunicação e qualidade de vida. Revista Kairós-Gerontologia, 14(1), 5–26. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i1p5-26

Edição

Seção

Artigos