Plano de gestão gerontológica em uma seguradora de saúde: Um relato de experiência da atuação de uma equipe interprofissional em um atendimento domiciliar

Autores

  • Tania Mara Mazurok
  • Evany Bettine de Almeida
  • Thais Bento Lima da Silva

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i0p95-115

Palavras-chave:

Idoso, Atenção domiciliar, Equipe interdisciplinar

Resumo

O termo Assistência Domiciliar, “nome genérico dado a qualquer serviço de saúde realizado no domicílio do paciente por profissional habilitado” (NEAD, 2006), emergiu como proposta de desospitalização decorrente do aumento no número de pacientes com indicação de seguimento do tratamento extra-hospitalares. Consiste em “um conjunto de atividades de caráter ambulatorial, programadas e continuadas, desenvolvidas em domicílio” (RDC n.º 11, ANVISA) e realizado por “profissionais que compõem a equipe técnica da atenção domiciliar, com a função de prestar assistência clínico-terapêutica e psicossocial ao paciente, em seu domicílio” (RDC n.º 11, ANVISA). No artigo, será apresentada intervenção da equipe interdisciplinar de uma seguradora de saúde em conjunto com o prestador de atendimento domiciliar a uma paciente idosa portadora de doenças crônicas.

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Publicado

2021-04-11

Como Citar

Mazurok, T. M., Almeida, E. B. de, & Silva, T. B. L. da. (2021). Plano de gestão gerontológica em uma seguradora de saúde: Um relato de experiência da atuação de uma equipe interprofissional em um atendimento domiciliar. Revista Kairós-Gerontologia, 24, 95–115. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i0p95-115