Um estudo interdisciplinar – psicanálise e semiótica discursiva – aplicada ao game World of Warcraft: um mundo de papeis

Autores

  • Patrícia Margarida Farias Coelho

Palavras-chave:

Game on-line, Semiótica Discursiva, Psicanálise

Resumo

O artigo é resultado parcial de minhas pesquisas de pós-doutorado em desenvolvimento no TIDD/PUC-SP com o auxílio de bolsa da FAPESP. Neste estudo realizamos uma análise de caráter interdisciplinar, pautada pelos conceitos da semiótica discursiva (GREIMAS; COURTÉS, 2008); (BARROS, 2008) e da psicanálise (FREUD; 1996, 1973 [1908; 1900]), (BELO e MARZAGÃO, 2006) e (LACAN; 1991 [1959-1960]) – respeitada a epistemologia de cada teoria. Temos como objetivos dessa pesquisa: (i) compreender como se estabelecem a relação do sujeito-jogador com o dinheiro real e a moeda virtual dentro do jogo digital, o que remeteremos à a fase anal, segundo a perspectiva psicanalítica e (ii) verificar a partir da semiótica discursiva como os temas e as figuras se manifestam no nível discursivo dentro da estrutura do jogo digital. Assim sendo, aplicamos os conceitos da semiótica discursiva e da teoria psicanalítica para compreender esse novo campo investigativo do universo digital: os games on-line.

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