Gênero, Sexualidade e Política: para uma crítica psicanalítica da identidade
Palavras-chave:
gênero, identidade, psicanáliseResumo
O artigo apresentará uma discussão relativa ao estatuto da identidade nos debates e lutas políticas ligados às questões de gênero sexualidade. A partir da constatação que a efetividade da proteção de direitos tem se dado ao redor nomeação e identificação de grupos minoritários, faremos uma breve comparação das formas pelas quais tais questões sociais foram encaminhadas no passado e presente. Defenderemos a existência de uma modificação sensível no que diz respeito ao espaço do erotismo e das práticas sexuais no discurso social e a instalação de uma racionalidade identitária cujos limites buscaremos pontuar. A partir da teoria lacaniana dos discursos será formalizada uma análise de tal princípio identitário buscando assim outros caminhos possíveis para uma crítica social da normatividade sexual e de gênero.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).