Uma, nenhuma, cem mil faces secretas: as máscaras e suas metáforas na obra de Pirandello

Autores

  • Fernanda Esteves Fazzio Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP)
  • Claudio César Montoto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Palavras-chave:

Arte, Psicanálise, Literatura, Narcisismo, Máscaras

Resumo

O presente artigo faz um leitura da obra Um, Nenhum, Cem mil (1926) de Luigi Pirandello, a partir de discussões psicanalíticas. Desenvolvem-se conceito sobre o narcisismo, as idealizações e as identificações do protagonista Vitangelo Moscarda, pautado nas teorias de Sigmund Freud.

O propósito desse artigo também busca responder a pergunta: o artista também não usa máscaras para se esconder e se revelar durante o seu processo criativo? Com a metodologia apresentada em A Metáfora Opaca de Frankling Goldgrub, realizou-se a interpretação do fenômeno cultural teatral abordado. Autores como J. Lacan, Sarah Kofman, J. Guingsburg possibilitaram articulações entre a psicanálise, a literatura e a criação artística.

As conclusões se centraram na ideia de afastamento e aproximação com as palavras, os nomes, os ditos e não-ditos, buscando sentidos e significações para encontrar os tantos outros que constituem a multiplicidade do processo de criação artística, proporcionando, dessa forma, um retorno mais ampliado do artista para si.

 

Unitermos: Arte, Psicanálise, Literatura, Narcisismo, Máscaras.

Biografia do Autor

Fernanda Esteves Fazzio, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP)

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bacharel em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Especialista em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura pela PUC-SP (COGEAE). Psicanalista formada pelo Instituto Sedes Sapietiae. 

Claudio César Montoto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Possui Especialização em Psicanálise e Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado direto, por notório saber, em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professor do curso de Especialização em Semiótica Psicanalítica -Clínica da Cultura, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicanalista clínico, com formação lacaniana. Atualmente está desenvolvendo pesquisa no tema "O amor na pós-modernidade".

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Publicado

2017-08-03