Uma, nenhuma, cem mil faces secretas: as máscaras e suas metáforas na obra de Pirandello

Authors

  • Fernanda Esteves Fazzio Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP)
  • Claudio César Montoto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Keywords:

Arte, Psicanálise, Literatura, Narcisismo, Máscaras

Abstract

O presente artigo faz um leitura da obra Um, Nenhum, Cem mil (1926) de Luigi Pirandello, a partir de discussões psicanalíticas. Desenvolvem-se conceito sobre o narcisismo, as idealizações e as identificações do protagonista Vitangelo Moscarda, pautado nas teorias de Sigmund Freud.

O propósito desse artigo também busca responder a pergunta: o artista também não usa máscaras para se esconder e se revelar durante o seu processo criativo? Com a metodologia apresentada em A Metáfora Opaca de Frankling Goldgrub, realizou-se a interpretação do fenômeno cultural teatral abordado. Autores como J. Lacan, Sarah Kofman, J. Guingsburg possibilitaram articulações entre a psicanálise, a literatura e a criação artística.

As conclusões se centraram na ideia de afastamento e aproximação com as palavras, os nomes, os ditos e não-ditos, buscando sentidos e significações para encontrar os tantos outros que constituem a multiplicidade do processo de criação artística, proporcionando, dessa forma, um retorno mais ampliado do artista para si.

 

Unitermos: Arte, Psicanálise, Literatura, Narcisismo, Máscaras.

Author Biographies

Fernanda Esteves Fazzio, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP)

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bacharel em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Especialista em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura pela PUC-SP (COGEAE). Psicanalista formada pelo Instituto Sedes Sapietiae. 

Claudio César Montoto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Possui Especialização em Psicanálise e Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado direto, por notório saber, em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professor do curso de Especialização em Semiótica Psicanalítica -Clínica da Cultura, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicanalista clínico, com formação lacaniana. Atualmente está desenvolvendo pesquisa no tema "O amor na pós-modernidade".

References

ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO. A Poética Clássica. São Paulo: Cultrix, 2005.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e Renascimento: o contexto de François Rebelais. São Paulo: HUCITEC, 1987.

BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Editora Perspecitiva, 2004.

CESAROTTO, Oscar. Contos Sinistros E.T.A Hoffman/No Olho do Outro. São Paulo: Max Limonad, 1987.

CHNAIDERMAN, Mirian. Ensaios de Psicanálise e Semiótica. São Paulo: Escuta, 1989

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Matins Fontes, 2010.

DOR, Joel. Introdução à leitura de Lacan: o inconsciente estruturado como linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

ECO, Umberto. História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004.

ECO, Umberto. História da Feiúra. Rio de Janeiro: Record, 2007.

FRAIZE-PEREIRA, João. Arte, dor. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010.

FREUD, Sigmund (1856-1939). Obras Psicológicas de Sigmund Freud: edição standard brasileira/ Sigmund Freud; com comentários e notas de James Strachey; em colaboração com Anna Freud; assistidos por Alix Strachey e Alan Tyson; traduzido do alemão e do inglês sob a direção geral de Salomão- Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund (1856-1939). Obras Completas. Tradução de Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FREUD, Sigmund (1856-1939). Obras Psicológicas de Sigmund Freud. Uma neurose infantil e outros trabalhos (1917-1918). Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund (1856-1939). Obras Psicológicas de Sigmund Freud. A interpretação dos sonhos (1900) Vol. IV. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund (1856-1939). Obras Psicológicas de Sigmund Freud. Os chistes e a sua relação com o inconsciente (1905) Vol. VIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund (1856-1939). Obras Psicológicas de Sigmund Freud. Além do Princípio de Prazer, psicologia de grupos e outros trabalhos (1920-922) Vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund (1856-1939). Obras Psicológicas de Sigmund Freud. O Ego e o Id e outros trabalhos (1923-1925) Vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund (1856-1939). Obras Psicológicas de Sigmund Freud. O futuro de uma ilusão, o mal-estar na civilização e outros trabalhos (1927-1932) Vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

GARCIA-ROZA, Luis Alfredo. Introdução à metapsicologia freudiana Vol 3. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2008.

GOFFMAN, Erving. Representação do eu na vida cotidiana. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008.

GOLDGRUB, Franklin. A metáfora opaca. São Paulo: Casa do psicólogo, 2004.

GUELLER, A & SOUZA, ALS (org). Psicanálise com crianças: perspectivas teórico-clínicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.

GUINSBURG, J. Pirandello: do teatro e no teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2009.

KOFMAN, Sarah. A infância da arte. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1996.

KUPERMAN, Daniel. Ousar rir: humor, criação e psicanálise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

LACAN, Jean Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1998.

LACAN, Jean Jacques. Nomes-do-pai. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2015.

LACAN, Jean Jacques. O Seminário Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1986.

LAPLANCHE, PONTALIS. Vocabulário de psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

LECOQ, Jacques. O Corpo poético. São Paulo: SENAC São Paulo e SESC SPS, 2010.

NASIO, J-D. Édipo: o complexo do qual nenhuma criança escapa. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2005.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.

PIRANDELLO, Luigi. Um, nenhum, cem mil. São Paulo: Cosacnaify, 2010.

ROSENFELD, Anatol: Cinema: arte e indústria, São Paulo: Perspectiva, 2009.

SEGAL, Hanna. Sonho, Fantasia e Arte. Rio de Janeiro: Imago, 1993.

SIGAL, Ana Maria. Ensaios metapsicológicos e clínicos. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2009.

SOLER, Colette. Revista Percurso, ano XV, n 29, 2002.

Published

2017-08-03