O corpo feminino como meio de comunicação de padrões estéticos
Palavras-chave:
Produtos Midiáticos, Estética, Estudos Culturais, Semiótica.Resumo
Esse artigo trabalha a questão dos padrões estéticos impostos às mulheres e como estes foram transferidos entre vários núcleos da sociedade através dos tempos, analisando por meio de algumas teorias da comunicação.Referências
BERGER, John. Modos de Ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
COIRO-MORAES, Ana Luiza. Estudos Culturais aplicados em pesquisas de comunicação. In.: SOUZA, Rose Mara Vidal de; MELO, José Marques de; MORAIS, Osvaldo J. De (Orgs.) Teorias da comunicação: correntes de pensamento e metodologia de ensino. São Paulo: INTERCOM, 2014. P. 226-259.
CYRULNIK, Boris. O Corpo. In: ________. Do sexto sentido: o homem e o encantamento do mundo. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
CYRULNIK, Boris. O meio ambiente. In: ________. Do sexto sentido: o homem e o encantamento do mundo. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
ECO, Umberto. História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2014.
LIPOVETSKY, G. A terceira mulher: permanência e revolução do feminino. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
POUZADOUX, Claude. Contos e lendas da mitologia grega. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SANTAELLA, Lúcia. Estética: de Platão a Peirce. São Paulo: Experimento, 1994.
WILKINSON, Philip. Guia ilustrado Zahar: mitologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
WOLF, Naomi. O mito da Beleza: como imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
WINKIN, Yves. A nova comunicação: da teoria ao trabalho de campo. Campinas: Papirus, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).