Uma análise semiótica do videoclipe “Vida Loka – Parte II”: como os Racionais MC’s representaram a periferia paulistana nos anos 1990.

Autores

Palavras-chave:

Semiótica Psicanalítica, Videoclipe, Racionais MC's

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa desenvolvida por AUTOR, sob orientação de CO-AUTORA no curso de INSTITUIÇÃO.  Cada videoclipe constrói um mundo imaginário, inspirado em experiências cotidianas, utilizando linguagens e técnicas audiovisuais para traduzir simbolicamente uma visão de mundo. Neste trabalho, investigamos representações da periferia paulistana no videoclipe Vida Loka - Parte II, dos Racionais MC’s, utilizando conceitos da semiótica psicanalítica. Os principais autores que contribuíram para este trabalho foram Santaella, Nöth, Machado, Soares, Teperman, Bauman e Cesarotto. Ao longo da análise, buscamos compreender os modos como o videoclipe Vida Loka – Parte II expressa, representa e traduz a periferia paulistana, considerando seus aspectos estéticos, imaginários e simbólicos; também relacionados às três categorias peirceanas.

Biografia do Autor

Leonardo Ribeiro Santos, PUC-SP

Publicitário, formado pelo Mackenzie, São Paulo, SP.

Especialista em Semiótica Psicanalítica, PUC-SP.

 

 

Maria Collier de Mendonça, Universidade Federal de Santa Catarina

Maria Collier de Mendonça é Bolsista CAPES com Pós-Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora (2014) e Mestre (2010) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Realizou estágio de doutorado sanduíche na York University, em Toronto, Canadá (2013), com bolsa Capes. Bacharel em Comunicação Social com Habilitação para Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP (1993). Tem mais de 20 anos de experiência profissional em planejamento de comunicação e pesquisa de marketing. Trabalhou em agências de publicidade e institutos de pesquisa em São Paulo. Pesquisou o tema das representações maternas na publicidade no mestrado e doutorado. Participa do grupo de pesquisa SIGMO, liderado por Richard Perassi na UFSC e SOCIOTRAMAS, liderado por Lucia Santaella na PUC-SP.

Referências

BARBOSA, Lívia. Sociedade do Consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2004

BRASIL, IBGE. Síntese de Indicadores Sociais. Fonte: IBGE. Disponível em: < http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/sintese_indic/indic_sociais2004.pdf >. Acesso em: 22 jul. 2017.

MACHADO Arlindo. Três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.

co-autora - tese de doutorado excluída para avaliação blind

NÖTH, Winfried; SANTAELLA, Lucia. Introdução a Semiótica: passo a passo para compreender os signos e a significação. São Paulo: Paulus, 2017.

RACIONAIS, VIDA LOKA PARTE 2. Direção de Katia Lund,. Cidade: São Paulo, 2004, ano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ahEllnyfHbI Acesso em: 26 de dezembro de 2018.

RIBEIRO SANTOS, Leonardo. As transformações estéticas da periferia nos videoclipes do RAP paulistano. São Paulo, PUC-SP, 2017. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Semiótica Psicanalítica Clínica da Cultura.

SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica? São Paulo: Brasiliense, 2007. (Primeiros Passos)

_____. Semiótica Aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Comunicação e Semiótica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.

SANTOS, Rosana. O estilo que ninguém segura. Mano é mano! Boy é boy! Boy é mano? Mano é mano?. São Paulo, USP, 2002. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação e Artes.

SOARES, Thiago. Videoclipe: O elogio da desarmonia. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2012.

TEPERMAN, Ricardo. Se liga no Som. As transformações do Rap no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2015.

ZYGMUNT, BAUMAN. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

Downloads

Publicado

2019-07-10