Uma análise semiótica do videoclipe “Vida Loka – Parte II”: como os Racionais MC’s representaram a periferia paulistana nos anos 1990.

Authors

Keywords:

Semiótica Psicanalítica, Videoclipe, Racionais MC's

Abstract

Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa desenvolvida por AUTOR, sob orientação de CO-AUTORA no curso de INSTITUIÇÃO.  Cada videoclipe constrói um mundo imaginário, inspirado em experiências cotidianas, utilizando linguagens e técnicas audiovisuais para traduzir simbolicamente uma visão de mundo. Neste trabalho, investigamos representações da periferia paulistana no videoclipe Vida Loka - Parte II, dos Racionais MC’s, utilizando conceitos da semiótica psicanalítica. Os principais autores que contribuíram para este trabalho foram Santaella, Nöth, Machado, Soares, Teperman, Bauman e Cesarotto. Ao longo da análise, buscamos compreender os modos como o videoclipe Vida Loka – Parte II expressa, representa e traduz a periferia paulistana, considerando seus aspectos estéticos, imaginários e simbólicos; também relacionados às três categorias peirceanas.

Author Biographies

Leonardo Ribeiro Santos, PUC-SP

Publicitário, formado pelo Mackenzie, São Paulo, SP.

Especialista em Semiótica Psicanalítica, PUC-SP.

 

 

Maria Collier de Mendonça, Federal University of Santa Catarina

Maria Collier de Mendonça works as a postdoctoral researcher at the Federal University of Santa Catarina, in Florianópolis, Brazil. She has 23 years of experience in qualitative research and brand strategy. She is skilled in applied semiotics, strategic planning, and qualitative projects. Her market experience includes a variety of industries; and her professional expertise includes projects such as advertising campaign pre-testing, positioning and brand imagery studies, products and services evaluations, consumption trends, among others.

Her academic journey includes a Ph.D. and a Master's in Communications and Semiotics, obtained at PUC-SP (the Catholic University of Sao Paulo) and a visiting research stage at York University, in Toronto, Canada. She is currently researching on Semiotics, Brand Management, Design Thinking, and Knowledge Visualization at the Media Knowledge Area at UFSC.

  

References

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MACHADO Arlindo. Três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.

co-autora - tese de doutorado excluída para avaliação blind

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Published

2019-07-10