Tango Livre. Tango Malandro
Palavras-chave:
Tango, cinema, psicanálise, função paterna.Resumo
Elevado ao topo da expressão portenha de arte, o tango apresenta-se para análise tomando como referências o trabalho de O tango malandro (2003), de Oscar Àngel Cesarotto, e o filme Tango livre(2012), de Frederic Fonteyne. A discussão para além das historicidades do tango avança para pensar questões da função paterna atribuída a ele na concepção de Cesarotto e da dança libertária e erotizada como busca de expressão que destrói amarras na acepção de Fonteyne.
Referências
CESAROTTO, Oscar Ángel. Tango Malandro. São Paulo: Iluminuras,2003.
FONTEYNE, Frederic. Tango Livre. Filme. Países Baixos: Imovision, 2012.
LACAN, Jacques.O seminário livro 5: As formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
LACAN, Jacques. O seminário livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens híbridas. In Matrizes da linguagem e pensamento. Sonora.Visual.Verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.Capítulo VII.
SANTAELLA, Lucia. O corpo como sintoma da cultura. In Corpo e comunicação. Sintoma da cultura. São Paulo: Paullus, 2004. Capítulo 10.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).