Tango Livre. Tango Malandro

Autores/as

  • Roseli Gimenes UNIP Universidade Paulista PUC Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de pós graduação em Tecnologias da inteligência e design digital(TIDD) e Comunicação e semiótica (COS) COS http://orcid.org/0000-0002-9302-8023

Palabras clave:

Tango, cinema, psicanálise, função paterna.

Resumen

Elevado ao topo da expressão portenha de arte, o tango apresenta-se para análise tomando como referências o trabalho de O tango malandro (2003), de Oscar Àngel Cesarotto, e o filme Tango livre(2012), de Frederic Fonteyne. A discussão para além das historicidades do tango avança para pensar questões da função paterna atribuída a ele na concepção de Cesarotto e da dança libertária e erotizada como busca de expressão que destrói amarras na acepção de Fonteyne.

Biografía del autor/a

Roseli Gimenes, UNIP Universidade Paulista PUC Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de pós graduação em Tecnologias da inteligência e design digital(TIDD) e Comunicação e semiótica (COS) COS

Coordenadora do curso de Letras da Universidade Paulista- UNIP

Professora de Literatura Brasileira

Mestre em Comunicação e Semiótica-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC SP

Doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-Puc SP

Pós -doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paul-PUCSP

 

Autora de 'A menina de Lacan: um conto Rosa' e de 'O cinema de Almodóvar sob um olhar lacaniamente perverso'.

,Literatura brasileira ao átomo ao bit. Pós doutoramento no COS Puc: Inteligência Libidinal.

Citas

CESAROTTO, Oscar Ángel. Tango Malandro. São Paulo: Iluminuras,2003.

FONTEYNE, Frederic. Tango Livre. Filme. Países Baixos: Imovision, 2012.

LACAN, Jacques.O seminário livro 5: As formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

LACAN, Jacques. O seminário livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens híbridas. In Matrizes da linguagem e pensamento. Sonora.Visual.Verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.Capítulo VII.

SANTAELLA, Lucia. O corpo como sintoma da cultura. In Corpo e comunicação. Sintoma da cultura. São Paulo: Paullus, 2004. Capítulo 10.

Publicado

2020-09-07

Artículos más leídos del mismo autor/a