NADA MAIS QUE A VERDADE: FAKE NEWS, FICÇÃO E A ONTOLOGIA POLÍTICA DO GOZO

Autores

  • Marcus VINICIUS DE SOUZA NUNES Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Psicanálise. Ontologia. Política. Fake news. Subjetividade.

Resumo

as fake news são um dos mais interessantes fenômenos dos últimos anos. Não porque tenham inventado a noção de mentira para efeito político. A nossa pesquisa tenta mostrar o contrário, isto é, que as fake news são um acontecimento de uma verdade discursiva. Articulando o saber da psicanálise com a ontologia política de Giorgio Agamben, mostramos que a recuperação do mito fundador da própria psicanálise e da função de gozo de seu método, como apresentada por Jacques Lacan, pode lançar nova luz sobre esses complexos fenômenos, sem a necessidade de usar conceitos como pós-verdade, que não dão conta da complexidade do acontecimento narrativo em questão.

Biografia do Autor

Marcus VINICIUS DE SOUZA NUNES, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Educação, linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia (PPGE/FAED/UDESC). Mestre em Educação, linha de pesquisa Filosofia da Educação (PPGE/CED/UFSC).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

BUARQUE DE HOLANDA, Sérgio. Visão do Paraíso. Motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CALLIGARIS, Contardo. Hello, Brasil! e outros ensaios. Psicanálise da estranha civilização brasileira. São Paulo: Três estrelas, 2017.

FREUD, Sigmund. Uma dificuldade no caminho da psicanálise. In: Uma neurose infantil e outros trabalhos (1917-1918). Obras psicológicas completas de Freud. Vol. XVII. Rio de Janeiro: Imago, 1996. pp. 141-152.

LACAN, Jacques. Saber, verdade, ignorância e gozo. In: Estou falando com as paredes. Conversas na Capela de Sainte-Anne. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. pp. 9-38.

LACAN, Jacques. Fonction et champ de la parole et du langage. In: Écrits. Paris: Seuil, 1966. pp. 237-322.

MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização. Uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

NICOLLE, Olivier. A instituição. Temporalidade e mítica. In: NICOLLE, Olivier; KAËS, René. A instituição como herança. Mitos de fundação, transmissões, transformações. Aparecida-SP: Ideias e Letras, 2011.

ZIZEK, Slavoj. A fuga para o Real. In: Caderno Mais. Folha de São Paulo. Domingo, 08 de abril de 2001.

Downloads

Publicado

2020-12-03