NADA MAIS QUE A VERDADE: FAKE NEWS, FICÇÃO E A ONTOLOGIA POLÍTICA DO GOZO

Autores/as

  • Marcus VINICIUS DE SOUZA NUNES Universidade do Estado de Santa Catarina

Palabras clave:

Psicanálise. Ontologia. Política. Fake news. Subjetividade.

Resumen

as fake news são um dos mais interessantes fenômenos dos últimos anos. Não porque tenham inventado a noção de mentira para efeito político. A nossa pesquisa tenta mostrar o contrário, isto é, que as fake news são um acontecimento de uma verdade discursiva. Articulando o saber da psicanálise com a ontologia política de Giorgio Agamben, mostramos que a recuperação do mito fundador da própria psicanálise e da função de gozo de seu método, como apresentada por Jacques Lacan, pode lançar nova luz sobre esses complexos fenômenos, sem a necessidade de usar conceitos como pós-verdade, que não dão conta da complexidade do acontecimento narrativo em questão.

Biografía del autor/a

Marcus VINICIUS DE SOUZA NUNES, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Educação, linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia (PPGE/FAED/UDESC). Mestre em Educação, linha de pesquisa Filosofia da Educação (PPGE/CED/UFSC).

Citas

AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

BUARQUE DE HOLANDA, Sérgio. Visão do Paraíso. Motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CALLIGARIS, Contardo. Hello, Brasil! e outros ensaios. Psicanálise da estranha civilização brasileira. São Paulo: Três estrelas, 2017.

FREUD, Sigmund. Uma dificuldade no caminho da psicanálise. In: Uma neurose infantil e outros trabalhos (1917-1918). Obras psicológicas completas de Freud. Vol. XVII. Rio de Janeiro: Imago, 1996. pp. 141-152.

LACAN, Jacques. Saber, verdade, ignorância e gozo. In: Estou falando com as paredes. Conversas na Capela de Sainte-Anne. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. pp. 9-38.

LACAN, Jacques. Fonction et champ de la parole et du langage. In: Écrits. Paris: Seuil, 1966. pp. 237-322.

MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização. Uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

NICOLLE, Olivier. A instituição. Temporalidade e mítica. In: NICOLLE, Olivier; KAËS, René. A instituição como herança. Mitos de fundação, transmissões, transformações. Aparecida-SP: Ideias e Letras, 2011.

ZIZEK, Slavoj. A fuga para o Real. In: Caderno Mais. Folha de São Paulo. Domingo, 08 de abril de 2001.

Publicado

2020-12-03