100 ANOS DE PIER PAOLO PASOLINI: UM PARADIGMA SEMIÓTICO-PSICANALÍTICO

Autores

  • Nathan Athila Santos Luz PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/lf.v14n1.59375

Palavras-chave:

Psicanálise, Semiótica, Cinema, Pasolini, Neorrealismo Italiano

Resumo

Por ocasião do centenário do cineasta Pier Paolo Pasolini, apresento, a partir da intersecção entre semiótica e psicanálise, a perspectiva aplicada do paradigma teórico e cinematográfico do autor. A imagem contemporânea, as concepções, os aspectos estéticos e comportamentais da cultura italiana e do Ocidente foram os alvos de toda a obra artística de Pasolini. Teórico e crítico da cultura, o autor traz para o campo intelectual de sua época a psicanálise, a filosofia e a poesia moderna como dispositivos de intervenção e de criação semiótica. A cinematografia de Pasolini e os livros Escritos corsários, Sobrevivência dos vaga-lumes e As últimas palavras do herege são o material de extração e de articulação das principais ideias deste trabalho; outras literaturas complementares foram utilizadas para aludir a conceitos psicanalíticos e semióticos. Por meio dessa composição entre o cinema e a literatura de Pasolini, busca-se trazer alguma compreensão acerca dos paradigmas clínicos e culturais da contemporaneidade.

Referências

BADIOU, Alain. Em busca do real perdido. Tradução: Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Tradução: Consuelo Salomé. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

FREUD, Sigmund. “Totem e tabu”. In: Totem e Tabu, Contribuição à história do movimento psicanalítico e outros textos (1912-1914). Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. v. 11.

______. Conferências introdutórias à Psicanálise. Tradução: Sergio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. v. 13.

KINSKI, Davi. Pasolini: do Neorrealismo ao cinema de poesia. São Paulo: Laranja Original, 2016.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 17: o avesso da psicanálise. Tradução: Ari Roitman. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.

PASOLINI, Pier Paolo. As últimas palavras do herege: entrevistas com Jean Duflot. Tradução: Luiz Nazário. São Paulo: Brasiliense, 1983.

______. Escritos corsários. Tradução: Maria Betânia Amoroso. São Paulo: Editora 34, 2020.

SCHLESENER, Ana. “Pier Paolo Pasolini e o cinema como poesia”. Analecta, v. 7, n. 1, p. 141-149, jan-jun, 2006.

SILVA, Adão Fernandes da. Pier Paolo Pasolini: o cinema como língua escrita da ação. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/JSSS-7WNG5Y.

XAVIER, Ismail. “O cinema moderno segundo Pasolini”. Italianística, v. 1, n. 1, p. 101-102, 1993.

Downloads

Publicado

2022-09-20