100 ANOS DE PIER PAOLO PASOLINI: UM PARADIGMA SEMIÓTICO-PSICANALÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.23925/lf.v14n1.59375Palabras clave:
Psicanálise, Semiótica, Cinema, Pasolini, Neorrealismo ItalianoResumen
Por ocasião do centenário do cineasta Pier Paolo Pasolini, apresento, a partir da intersecção entre semiótica e psicanálise, a perspectiva aplicada do paradigma teórico e cinematográfico do autor. A imagem contemporânea, as concepções, os aspectos estéticos e comportamentais da cultura italiana e do Ocidente foram os alvos de toda a obra artística de Pasolini. Teórico e crítico da cultura, o autor traz para o campo intelectual de sua época a psicanálise, a filosofia e a poesia moderna como dispositivos de intervenção e de criação semiótica. A cinematografia de Pasolini e os livros Escritos corsários, Sobrevivência dos vaga-lumes e As últimas palavras do herege são o material de extração e de articulação das principais ideias deste trabalho; outras literaturas complementares foram utilizadas para aludir a conceitos psicanalíticos e semióticos. Por meio dessa composição entre o cinema e a literatura de Pasolini, busca-se trazer alguma compreensão acerca dos paradigmas clínicos e culturais da contemporaneidade.
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