A natureza triádica do desejo
a convergência de Lacan e Girard em Peirce e o consumo de satisfações
DOI:
https://doi.org/10.23925/lf.v15i2.63472Palavras-chave:
desejo, semiótica peirciana, consumoResumo
A natureza triádica da concepção de desejo está presente tanto nas reflexões psicanalíticas de Lacan (1999, 2016), quanto na teoria mimética do desejo humano em Girard (2009, 2011a e 2011b), o que nos remete ao sistema filosófico de Peirce (1988) e
sua concepção triádica do signo. Problematizar o desejo é também contemplar as suas possibilidades de satisfação. Na sociedade capitalista, o consumo de satisfação, materializado na ecologia publicitária das marcas, surge com centralidade, uma vez que
tem seu alvo no sujeito-desejante, ou seja, todos nós. A transmutação do produto em satisfação, mediada pelas marcas ao mesmo tempo que promove a satisfação, erode essa
condição transitória e nos reinsere da circularidade do desejo, sempre infinito.
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