The triadic nature of the conception of desire
the convergence of Lacan and Girard in Peirce and the consumption of satisfactions
DOI:
https://doi.org/10.23925/lf.v15i2.63472Keywords:
desire, Peircean Semiotics, ConsumptionAbstract
The triadic nature of the conception of desire is present both in the psychoanalytic reflections of Lacan (1999, 2016) and in the mimetic theory of human desire in Girard (2009, 2011a and 2011b), which brings us to the philosophical system of Peirce (1988) and his conception of the sign, bringing together all these theoretical approaches, with emphasis on the understanding of mediation and its profitability in studies of consumption. The understanding of the dynamics and characteristics of desire are central to the understanding of consumption that presents itself as consumption of satisfactions, driven by the speeches of the brands that move the advertising system centered on differentiation, when what it intends is the mimicry that generates identification and purchase.
References
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001
_______. Vida para o consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008
CESAROTTO, Oscar. Inconsciências. São Paulo: Iluminuras, 2019
_______. (org.). Ideias de Lacan. 2ª. ed. São Paulo: iluminuras, 2015
DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Belo Horizonte: Itatiaia, 2001
DUNKER, Christian. Por que Lacan? São Paulo: Zagodoni Editora, 2016
_______. Reinvenção da intimidade. Políticas do sofrimento cotidiano. São Paulo: Ubu, 2017
FERREIRA FILHO, Renato Gonçalves. Marcas e falo-fetiche: a produção de sentido e desejo a partir da recorrência de marcas de calçados na pornografia homoerótica amadora. 2020, Anais. Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003026388.pdf.
GIRARD, René. A violência e o sagrado. São Paulo: Paz e Terra, 2008
_______. Mentira romântica e verdade romanesca. São Paulo: Editora É, 2009
_______. Anorexia e desejo mimético. São Paulo: Editora É, 2011a
_______. Quando começam a acontecer essas coisas. Diálogos com Michel Treguer. São Paulo: Editora É, 2011b
GOLSAN, Richard. Mito e teoria mimética. Uma introdução ao pensamento girardiano. São Paulo: Editora É, 2014
HAN, Byung-Chul. No enxame. Perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2013
JUNGK, Isabel. “Signos do consumo e a insatisfação do sujeito”. Signos do Consumo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. e186905, 2021. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v13i2e186905. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/186905.
_______. “O desejo e o sentido nas cadeias associativas do sujeito do inconsciente”. In Eikon, n. 6, 2019
_______. Linguagem, língua, alíngua. Semiótica Psicanalítica: Clínica da Cultura. Lucia SANTAELLA e Fani HISGAIL (orgs.). São Paulo: Iluminuras, 2013
KIRWAN, Michael. Teoria mimética. Conceitos fundamentais. São Paulo: Editora É, 2015
KEHL, Maria Rita. Sobre ética e psicanálise. São Paulo: Cia das Letras, 2002
_______. O desejo da realidade. In NOVAES, Adauto (org.). O desejo. São Paulo: Cia das Letras, 1990
LACAN, Jacques. O seminário. Livro 5. As formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar, 1999
_______. O seminário. Livro 6. O desejo e sua interpretação. Rio de Janeiro: Zahar, 2016
LANCE, Daniel. Além do desejo. Literatura, sexualidades e ética. São Paulo: Editora É, 2011
MAIA, Midierson. Publicidade, desejo e gozo: uma leitura psicanalítica da enunciação publicitária no consumo de moda. Dissertação de mestrado. São Paulo: ECA USP, 2012
_______. O valor-gradiente em marcas de café: midiatização da cultura e do desejo a partir de Nespresso e Starbucks. Tese de doutorado. São Paulo: ECA USP, 2017
MERRILL, Trevor Cribben. O livro da imitação e do desejo. Lendo Milan Kundera com René Girard. São Paulo: Editora É, 2016
MOI, Toril. “The Missing Mother: The Oedipal Rivalries of René Girard. In Diacritics”. Vol. 12, No. 2, Cherchez la Femme Feminist Critique/Feminine Text (Summer, 1982), pp. 21-31
PEIRCE, Charles Sanders. El hombre, un signo. Título original: The collectd papers of Charles Sanders Peirce. Barcelona: Novagrafik, 1988
PEREZ, Clotilde. “O marketing da completude: a busca do objeto de desejo”. Psilacanise. São Paulo: PUC SP, 2003. Acessado em 12 de junho de 2023 https://www.pucsp.br/psilacanise/html/revista01/18_rev_semiotica_02.htm
_______. Ecossistema publicitário: o crescimento signico da publicidade. In Anais da Intercom Nacional. V.1. São Paulo: Intercom, 2016
_______. Ecologia publicitária: o crescimento sígnico da publicidade. In PEREZ, Clotilde, DIAS DE CASTRO, Maria Lilia; POMPEU, Bruno e SANTOS, Goiamérico dos (orgs). Ontologia publicitária: epistemologia, práxis e linguagem. São Paulo: Intercom, 2019
_______. Há limites para o consumo? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2020
_______. Desejo o verdadeiro, o belo e o bom, só isso. In Academia e Mercado. Fortaleza: Nosso Meio, 2021
https://www.nossomeio.com.br/desejo-o-verdadeiro-o-belo-e-o-bom-so-isso/
_______. La pulsión escópica en la cultura digital de consumo: una aproximación semiopsicanalítica. In CONTRERAS, Fernando e MARIN, Alba (orgs.). Estudios visuales en Brasil. Valência: Tirant lo Blanch, 2022
_______. Consumo escópico: uma abordagem semiopsicanalítica. In CESAROTTO, Oscar e PEREZ, Clotilde (orgs.). Bem-estar na cultura: consumo de satisfações? São Paulo: ECA USP, 2023
POMPEU, Bruno. De onde veio, onde está e para onde vai a publicidade? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2021
ROCHA, João Cezar de Castro. Anorexia e a era da mediação interna. In GIRARD, René. Anorexia e desejo mimético. São Paulo: Editora É, 2011
TAILLANDIER, Gerard. Introdução à obra de Lacan. In NASIO, Juan D. Introdução às obras e Freud, Ferenczi, Groddeck, Klein, Winnicott, Dolto e Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 1995
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).