“A Construção” de Kafka

um mecanismo de defesa autoengendrado

Autores

  • Christiana Paiva Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/lf.v15i2.64418

Palavras-chave:

Sintoma; Defesa; Sofrimento

Resumo

No conto de Kafka, o autor relata um personagem angustiado e cansado com a ideia de ameaças de invasão e perigo constantes. Sua casa acaba se tornando uma fortaleza defensiva, fazendo com que ele próprio fique aprisionado em seu interior – nada mais entra ou sai de seu abrigo labiríntico. Frente a isso é possível pensar metaforicamente que sua construção funciona como um mecanismo de defesa, sustentado e sustentador dos sintomas a partir da visão psicanalítica. Para tanto, autores como Khan, Freud e Lacan são utilizados para embasar a discussão realizada, no intuito de trazer à tona a função do analista em tais casos.

Biografia do Autor

Christiana Paiva Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Psicóloga clínica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Acompanhante Terapêutica (2014). Mestranda no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clínica - núcleo de Psicanálise - pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), pesquisadora do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da PUC-SP e Bolsista CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Pesquisadora colaboradora na Associação Universitária de Psicopatologia Fundamental.

Referências

KAFKA, Franz. Um artista da fome e A construção.São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1998.KHAN, Massud.Psicanálise: teoria, técnica e casos clínicos.Rio de Janeiro, RJ: F. Alves, 1974.FREUD, Sigmund.(1909)Análise de uma fobia em um menino de cinco anos. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (vol. X).Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1969.____________. (1910) Cinco lições de Psicanálise. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (vol. XI).Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1969.____________.(1922) A cabeça de medusa. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (vol. XVIII).Rio de Janeiro, RJ: Imago,1969.____________.(1926)Inibição, sintoma e angústia. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (vol. XX).Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1969.LACAN, Jacques. (1956) O Seminário Livro 4: A relação de objeto.Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor, 1995.UCHITEL, Myriam. Seminário clínica dasneuroses -Instituto Sedes Sapientiae:São Paulo,SP: 2019.

Downloads

Publicado

2024-01-29