“A Construção” de Kafka
um mecanismo de defesa autoengendrado
DOI:
https://doi.org/10.23925/lf.v15i2.64418Keywords:
Sintoma; Defesa; SofrimentoAbstract
No conto de Kafka, o autor relata um personagem angustiado e cansado com a ideia de ameaças de invasão e perigo constantes. Sua casa acaba se tornando uma fortaleza defensiva, fazendo com que ele próprio fique aprisionado em seu interior – nada mais entra ou sai de seu abrigo labiríntico. Frente a isso é possível pensar metaforicamente que sua construção funciona como um mecanismo de defesa, sustentado e sustentador dos sintomas a partir da visão psicanalítica. Para tanto, autores como Khan, Freud e Lacan são utilizados para embasar a discussão realizada, no intuito de trazer à tona a função do analista em tais casos.
References
KAFKA, Franz. Um artista da fome e A construção.São Paulo, SP: Companhia das Letras, 1998.KHAN, Massud.Psicanálise: teoria, técnica e casos clínicos.Rio de Janeiro, RJ: F. Alves, 1974.FREUD, Sigmund.(1909)Análise de uma fobia em um menino de cinco anos. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (vol. X).Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1969.____________. (1910) Cinco lições de Psicanálise. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (vol. XI).Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1969.____________.(1922) A cabeça de medusa. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (vol. XVIII).Rio de Janeiro, RJ: Imago,1969.____________.(1926)Inibição, sintoma e angústia. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (vol. XX).Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1969.LACAN, Jacques. (1956) O Seminário Livro 4: A relação de objeto.Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor, 1995.UCHITEL, Myriam. Seminário clínica dasneuroses -Instituto Sedes Sapientiae:São Paulo,SP: 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).