Operação Camanducaia

Memória e testemunho da violência estatal contra "menores"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/lf.v17i2.72382

Palavras-chave:

Operação Camanducaia, Trauma, Memória, Figurabilidade, Testemunho, Violência Estatal, Menores

Resumo

“Operação Camanducaia” foi um episódio de violência policial ocorrido em 1974, no qual dezenas de garotos recolhidos das ruas de São Paulo foram torturados e abandonados nus nas redondezas da cidade mineira de Camanducaia. Em 2020, o jornalista Tiago Rezende de Toledo recuperou essa história ao realizar o documentário “Operação Camanducaia”, através do qual resgatou a memória do que se passou e as incidências da violência na vida dos sobreviventes. Partindo de uma discussão histórica sobre a posição de marginalização que os “menores” ocupam no imaginário social brasileiro, este trabalho toma como objeto de análise o filme em questão para discutir o potencial traumático da violência estatal perpetrada contra as crianças e os adolescentes retratados pela obra. As reflexões aqui propostas se fundamentam a partir de conceitos psicanalíticos, em especial das considerações apresentadas por D. F. Antonello em seu livro “Trauma, memória e figurabilidade na literatura de testemunho” (2020). O autor levanta a hipótese de que as memórias decorrentes de eventos traumáticos podem extrapolar os limites dos conceitos freudianos de recalque e representação, o que impõe certos desafios ao aparelho psíquico. Antonello convoca, portanto, os conceitos de figurabilidade e testemunho para contribuir no pensamento acerca desse encaminhamento psíquico. O presente trabalho destaca, portanto, esses três eixos - memória e trauma; figurabilidade; e testemunho - para analisar o documentário. Dessa forma, estabelece-se relações importantes entre processos traumáticos e a realidade brasileira dos “menores”, destacando como o gesto de realização da obra cinematográfica em questão pode trazer contribuições para o encaminhamento desses processos traumáticos.

Biografia do Autor

Victor Costa Lopes, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Cinema e Audiovisual (UFC), com mobilidade acadêmica em Estudos Cinematográficos (Lille 3). Especialista em Filosofia (Estácio). Graduando em Psicologia (UFC).

Vládia Jucá, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga com Doutorado em Saúde Coletiva (ISC-UFBA); Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará e Integrante da Rede de Pesquisadores em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes (Rede Pq SMCA).

Referências

ANTONELLO, D. Trauma, Memória e Figurabilidade na Literatura de Testemunho. Curitiba: Appris, 2020.

BORGES, S. Idoso torturado na ditadura processa o Estado: ‘Tenho raiva até hoje’. Portal UOL. 8 abr. 2023. Disponível em <https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/04/08/elizeu-messias-operacao-camanducaia-ditadura-militar.htm>. Acesso em: 22 jun. 2025.

COMO São Paulo trata seus menores. Jornal da Tarde. 22 out. 1974.

DELEGADO esclarece. Diário da Noite. 24 out. 1974.

FERENCZI, S. Confusão de língua entre os adultos e a criança. In: Obras Completas - Psicanálise IV. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 97-108.

FREUD, S. Conferência XVII: fixação em traumas - o inconsciente. v. 16. In: ESB. 2ª ed. Rio de Janeiro: Imago, 1917/1989.

GANDARA, N. P. São Paulo: 600 mil menores abandonados. Revista Manchete. Rio de Janeiro: 3 mai. 1975.

GENTILE, R. Torturado aos 17 pela ditadura, idoso em situação de rua será indenizado. Portal UOL. 27 mar. 2023. Disponível em <https://noticias.uol.com.br/colunas/rogerio-gentile/2023/03/27/torturado-aos-17-pela-ditadura-idoso-em-situacao-de-rua-sera-indenizado.htm>. Acesso em: 22 jun. 2025.

O DRAMA dos menores. O Estado de São Paulo. São Paulo, 22 out. 1974, p. 3.

MARQUES, E., GILBERTO, R. Ônibus para Camanducaia: Viagem do Terror. Folha de São Paulo. 21 out. 1974, Caderno Local, p. 6.

OPERAÇÃO CAMANDUCAIA. Direção: Tiago Rezende de Toledo. Brasil: Cambuí Produções, 2020. 76 min, son., color. Digital.

POLÍCIA em guerra com os trombadinhas. Notícias Populares. 12 dez. 1974.

RIZZINI, I.; RIZZINI, I. A institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente / Irene Rizzini, Irma Rizzini. – Rio de Janeiro : Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.

SAFATLE, V. O Circuito dos Afetos: Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. 2a Ed. São Paulo: Autêntica, 2016.

SILVA, R. Os filhos do governo: a formação da identidade criminosa em crianças órfãs e abandonadas. São Paulo: Editora Ática, 1997.

TROMBADINHAS prejudicam as vendas de fim de ano. Notícias Populares. 12 dez. 1974.

TROMBADINHAS são calamidade pública. Diário da Noite. 22 dez. 1974.

WIKINSKI, M. O trabalho da testemunha: testemunho e experiência traumática. 2. ed. - São Paulo: Annablume, 2021.

Downloads

Publicado

2026-01-09

Como Citar

Costa Lopes, V., & dos Santos Jucá, V. J. (2026). Operação Camanducaia: Memória e testemunho da violência estatal contra "menores". Leitura Flutuante, 17(2). https://doi.org/10.23925/lf.v17i2.72382