FUNÇÃO PATERNA E AGRESSIVIDADE DO COMPORTAMENTO DO ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL
Keywords:
Violência, Função paterna, GozoAbstract
A contemporaneidade presencia um crescimento de atos infracionais violentos envolvendo adolescentes, apesar da existência de inúmeras políticas publicas que objetivam tratar a questão. A Psicanálise aponta, diante disso, para um sentido do ato que revela um sujeito. Um ato violento, assim como um sintoma, diz de um gozo do sujeito que não foi tratado no simbólico, ou o foi de modo precário. Em razão do empobrecimento do Nome-do-Pai na atualidade, o adolescente se vê “desbussolado”, inventando assim novos Nomes-do-Pai, sendo que em muitas situações nas quais esse gozo domina e introduz o sujeito num ciclo de morte, a violência se constitui uma possibilidade de saída do sujeito diante do Outro total e tirânico. Esse ciclo é alimentado por um discurso de violência, que é naturalizado no contexto social e que é constituído a partir da ideologia na qual o adolescente responde do lugar de resto e da ausência da falta.Downloads
Published
2018-02-20
Issue
Section
Artigos
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).