A supervisão de orientação psicanalítica dentro das instituições de ensino superior: da transferência ao desejo de saber

Authors

Keywords:

Psicanálise, Supervisão clínica, Conhecimento e saber.

Abstract

A psicanálise, habitante das instituições de ensino superior, propõe suas distinções e particularidades. O meio acadêmico e científico discursa de um conhecimento e de um saber racional, lógico, dos métodos e instrumentos. Contudo, em se tratando da subjetividade humana, esse formato pode se concluir em um saber? O ensino da psicanalise e de suas práticas nesse meio parece encontrar obstáculos, permeando a impossibilidade. Quanto a isso, as supervisões clinicas de orientação psicanalítica consideram as palavras como caminho e ferramenta de conhecimento, em muitos casos, um saber. Para além da simples transmissão do conhecimento, no ato do supervisor, as indiscriminações do supervisionando dão lugar ao desejo de saber.

References

. MENEGHETTI, F.K. O que é um ensaio-teórico? Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 15, n. 2, p. 320-332, abr. 2011. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141565552011000200010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 nov. 2018.

. BOORSTIN, D.J. Os criadores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileiro, 1995 apud MENEGHETTI, F.K. O que é um ensaio-teórico? Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 15, n. 2, p. 320-332, abr. 2011. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141565552011000200010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 nov. 2018.

. ALMEIDA, S.F.C. Desejo e aprendizagem na criança: o conhecimento como uma significação fálica possível. Estilos clín., São Paulo, v. 3, n. 5, p. 84-93, 1998. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141571281998000200010&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em: 01 nov. 2018.

. LACAN, J. Estou falando com as paredes: conversas na Capela de Sainte-Anne / Jacques Lacan 1901-1981; tradução: Vera Ribeiro; revisão técnica: Romildo do Rêgo Barros; [coleção dirigida por Jacques-Alain e Judith Miller; assessoria brasileira: Angelina Harari]. — Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

. RODRIGUES, A.C.; COSTA, C.A.R.; SILVA, M.E.A. et al. Psicanálise, saber e conhecimento. Rev. Dep. Psicol., UFF, Niterói, v. 17, n. 2, p. 99-108, dez. 2005. Disponível em :<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010480232005000200009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 jul. 2018.

. FIGUEIREDO, A.; VIEIRA, M. Sobre a supervisão: do saber sobre a psicanálise ao saber psicanalítico. Cadernos IPUB (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 9, p. 25-30, 1997. Disponível em:< http://litura.com.br/artigo_repositorio/supervisao_pdf_1.pdf>. Acesso em 19 jul. 2018.

. CARNEIRO, K.S.R. Psicanálise como um modo de saber e poder. Cogito, Salvador, v. 11, p. 29-35, out. 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151994792010000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 jul. 2018.

. GODINO, A. Curso e discurso na obra de Jacques Lacan. São Paulo: 1982.

. PEDROSA, R.L.; TEIXEIRA, L.C. Psicanálise e construção do caso clínico: considerações sobre um dispositivo terapêutico. Rev. Subj., Fortaleza, v. 15, n. 1, p. 76-83, abr. 2015. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S235907692015000100009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 nov. 2018.

Published

2019-07-10