A Ressignificação do olhar para a periferia no videoclipe “A Coisa tá Preta” de Rincon Sapiência.

Authors

Keywords:

Rap paulistano, semiótica psicanalítica, Rincon Sapiência

Abstract

Este artigo analisa o videoclipe “A coisa tá Preta”, do rapper Danilo Albert Ambrósio, conhecido como Rincon Sapiência. Para tanto, investigamos como o olhar para periferia paulistana e seus moradores, majoritariamente negros, foi ressignificado neste videoclipe, utilizando conceitos da semiótica e psicanálise. Lançado em 13 de maio de 2016, data emblemática para os negros brasileiros e correspondente aos 128 anos da Lei Áurea, a canção e o videoclipe trazem novos signos para expressões frequentemente utilizadas de formas preconceituosas e pejorativas. Ao final, concluímos que nesta produção de Rincon Sapiência, a periferia e a população negra são traduzidas a partir de pontos de vista estéticos e políticos distintos daquilo que, até então, imperava nas representações das identidades negras e periféricas nas mídias de massa.

 

Palavras-chave: Rap Paulistano. Semiótica Psicanalítica. Rincon Sapiência.

 

Author Biographies

Leonardo Ribeiro Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP

Leonardo Ribeiro Santos é especialista em Semiótica Psicanalítica pela PUC-SP e graduado em Publicidade e Propaganda pelo Mackenzie, São Paulo. Tem experiência na área de planejamento de comunicação e trabalha como planejador em agências de publicidade em São Paulo.

Maria Collier de Mendonça, Federal University of Santa Catarina

Maria Collier de Mendonça works as a postdoctoral researcher at the Federal University of Santa Catarina, in Florianópolis, Brazil. She has 23 years of experience in qualitative research and brand strategy. She is skilled in applied semiotics, strategic planning, and qualitative projects. Her market experience includes a variety of industries; and her professional expertise includes projects such as advertising campaign pre-testing, positioning and brand imagery studies, products and services evaluations, consumption trends, among others.

Her academic journey includes a Ph.D. and a Master's in Communications and Semiotics, obtained at PUC-SP (the Catholic University of Sao Paulo) and a visiting research stage at York University, in Toronto, Canada. She is currently researching on Semiotics, Brand Management, Design Thinking, and Knowledge Visualization at the Media Knowledge Area at UFSC.

  

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Published

2020-12-03