Transmissão da Psicanálise: a experiência de um grupo de estudos
Keywords:
psicanálise, ensino, metodologiaAbstract
O artigo propõe discutir à especificidade na transmissão da Psicanálise a partir da experiência vivenciada em um grupo de estudo não institucionalizado, nominado Universo Inconsciente. A metodologia utilizada para a transmissão da psicanálise foi a associação livre de ideias, método proposto por Freud. O resultado obtido sugere um pressuposto de que para compreender o pensamento freudiano é necessário, além do investimento de libido, minimizar os efeitos do superego ao renunciar aos ideais narcísicos no afã de ocupar na transferência o lugar de conhecer e investigar o inconsciente. Talvez, não se esgote pelo viés de um artigo, nominar e dimensionar a satisfação que obtivemos em caminhar com Freud nos meandros da associação de ideias. Foi possível perceber com a experiência de estudar a psicanalise uma metamorfose singular responsável por mover o grupo rumo ao desejo, a transferência e a transmissão.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).