O Teorema de Pasolini como representação da noção de objeto a de Lacan
Palabras clave:
Psicanálise, Teorema, Cinema, Objeto a, Neorrealismo Italiano.Resumen
A psicanálise encontrou no dispositivo cinematográfico a possibilidade de articular seus conceitos com a realidade subjetiva expressa na película. O cinema é cada vez mais utilizado na psicanálise para extrair o objeto imaginário e tornar visível os aspectos da subjetividade humana, além de anteceder os anseios de uma época, de um estado de sociedade e de civilização. Deste modo, é partindo da intersecção entre cinema e psicanálise que o presente trabalho, com uma análise da linguagem cinematográfica do cineasta Pier Paolo Pasolini e de seu filme Teorema, pretende colocar em perspectiva o conceito de objeto a de Jacques Lacan. O clássico romance do Neorrealismo Italiano daquele tempo tem como principal característica o Cinema de Poesia e o seu estilo eleva a imagem do cotidiano ao sagrado, ultrapassando as fronteiras da percepção. De acordo com os aspectos subjetivos dos personagens, busca-se trazer alguma compreensão acerca da produção artística e teórica de dois dos autores mais prestigiados no campo da intelectualidade. É assim que Lacan e Pasolini se encontram no desígnio trabalho de revelação do impossível do real.Descargas
Publicado
2020-09-09
Número
Sección
Artigos
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Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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