O MITO DE ÉDIPO
os impasses nos contos de fada
DOI:
https://doi.org/10.23925/lf.v14in1.57549Palabras clave:
: mito de Édipo, contos de fada, imaginárioResumen
Os contos de fada provocam leituras que nos remetem a muitos aspectos mitológicos. Este artigo tem como objetivo a leitura do mito de Édipo em relação aos contos de fada na acepção de Bruno Bettelheim (1988) e de Junito de Souza Brandão (1989). A análise que implica nos impasses do mito nos contos de fada segue concepções do imaginário como proposto pelo registro de Jacques Lacan em o Estádio do Espelho (1995). A metodologia qualitativa implica em análise de alguns contos de fada em confronto a temas em que o mito de Édipo aparece. Os resultados apontam que muitos contos de fada constituem leituras semióticas (SANTAELLA, 2001) do mito edipiano seja nas colocações de busca da origem dos personagens, seja na indicação acerca do destino que os rodeia. É possível concluir que a relação entre o mito de Édipo e os contos de fada é constante e revela impasses do destino.
Citas
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fada. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1988.
BRANDÃO, Junito de Souza. Os Labdácidas: o mito de Édipo. In: Mitologia Grega. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1989. Volume III.
FREUD, S. A interpretação dos sonhos. In: Obras Completas. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. Volume 4.
GIMENES, Roseli. Teoria das Fadas: Mitologia e Imaginário. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1Lu6gZGZTiE. Acesso em 10 fev. 2022.
LACAN, Jacques. El estádio del espejo como formador de la función del yo (je) tal como se nos revela en la experiência psicoanalítica. In: Escritos 1. Madrid: Siglo Veintiuno editores, 1984.
LACAN, Jacques. O seminário - livro XXIII: O sinthoma. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
PLATÃO. Diálogos. São Paulo: Cultrix, s/d.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento. Sonora. Visual. Verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.
SÓFOCLES. Édipo Rei. Rio de Janeiro: Edições BestBolso, 2016.
Créditos da imagem
https://mitologiagrega.net.br/edipo-e-jocasta-um-romance-proibido/
Publicado
Versiones
- 2022-09-20 (2)
- 2022-09-20 (1)
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).