Resenha do livro: Wim Wenders - Psicanálise e cinema
Palabras clave:
psicanálise, semiótica, cinema, Wim WendersResumen
A sua época, Freud afirmava que os poetas atingiriam - melhor que os psicanalistas - o entendimento da alma humana, antecipando os caminhos do desejo. Assim como a literatura, quando reinou como lugar destacado das produções do inconsciente, colocou em cena os aspectos implícitos e explícitos dos processos sociais, seria possível dizer que o cinema foi o dispositivo privilegiado no século XX na função de revelar os impasses dos sintomas do particular para o universal, ou seja, do microcosmo subjetivo do sentido dado ao sintoma, ao macrocosmo dos sintomas sociais de cada época, onde se podem ver encenadas as indeterminações do sujeito em relação ao seu desejo.Métricas
Cargando métricas ...
Publicado
2017-02-09
Cómo citar
Neto, G. A. F. (2017). Resenha do livro: Wim Wenders - Psicanálise e cinema. Leitura Flutuante, 8(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/leituraflutuante/article/view/31756
Número
Sección
Resenha
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).