Maurício Tragtenberg e a Pedagogia Libertária

Autores/as

  • Antônio Ozaí Docente na Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v0i6.18874

Palabras clave:

pedagogia libertária, tragtenberg

Resumen

Nosso objetivo é resgatar o pensamento político-pedagógico de Maurício Tragtenberg. De umlado, a crítica incisiva que desvenda o modelo pedagógico-burocrático fundado na vigilânciae na punição, na relação de dominação, no saber formal transformado em mercadoria deconsumo, uma pedagogia que predomina na maioria das nossas escolas e universidades. Deoutro, o itinerário de uma alternativa pedagógica libertária, recuperada e sintetizada na práxisdo educador contemporâneo. No final do percurso, a certeza da sua atualidade.

Biografía del autor/a

Antônio Ozaí, Docente na Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Docente na Universidade Estadual de Maringá (UEM), autor de História das Tendências no Brasil (Origens,cisões e propostas), Proposta Editora, 1987; e, de Partido de massa e partido de quadros: a social-democraciae o PT, São Paulo, CPV, 1996; membro do Neils

Cómo citar

Ozaí, A. (2004). Maurício Tragtenberg e a Pedagogia Libertária. Lutas Sociais, (6), 7–20. https://doi.org/10.23925/ls.v0i6.18874

Número

Sección

Artigos