Análise morfológica de espaços urbanos em bacias hidrográficas: um olhar sobre o entorno do Arroio Dilúvio em Porto Alegre

Autores

  • William Mog
  • Heleniza Ávila Campos Universidade Federal do Rio Grande do sul
  • Lívia Salomão Piccinini Universidade Federal do Rio Grande do sul

Palavras-chave:

bacia hidrográfica do Arroio Dilú- vio, análise urbana, conflitos, integração, entorno construído e vivido

Resumo

Este artigo busca apresentar reflexões acerca de estratégias de qualificação da Bacia Hidrográfica do Arroio Dilúvio, área densamente ocupada na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Adota-se inicialmente o método de análise urbana baseado nas contribuições de percepção da cidade desenvolvida por Kevin Lynch, buscando destacar, em três trechos demarcados ao longo de suas margens, situações identificadas como críticas devido aos conflitos que geram entre a população e o meio em que se inserem. Aponta-se, ao final, para a necessária integração entre a recuperação do curso de água e sua conexão com o entorno construído e vivido.

Biografia do Autor

William Mog

Arquiteto e urbanista graduado pela UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Heleniza Ávila Campos, Universidade Federal do Rio Grande do sul

Arquiteta urbanista, doutora em Geografia(UFRJ), pesquisadora e docente do Departamento de Urbanismo da Faculdade deArquitetura e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional(PROPUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Lívia Salomão Piccinini, Universidade Federal do Rio Grande do sul

Arquiteta urbanista, doutora em Planejamentourbano e regional (PROPUR), pesquisadora e docente do Departamento de Urbanismoda Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós-Graduação em PlanejamentoUrbano e Regional (PROPUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS).

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Mog, W., Campos, H. Ávila, & Piccinini, L. S. (2014). Análise morfológica de espaços urbanos em bacias hidrográficas: um olhar sobre o entorno do Arroio Dilúvio em Porto Alegre. Cadernos Metrópole, 16(31), 221–239. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/16691