Entre o fundamental e o contingente: dimensões da gentrificação contemporânea nas operações urbanas em São Paulo

Autores

  • Marina Toneli Siqueira University of Illinois at Chicagp

Palavras-chave:

gentrificação, neoliberalismo, pós-modernidade, operações urbanas, São Paulo

Resumo

Opondo-se à importação direta de teorias, este artigo desenvolve um modelo analítico para o estudo da gentrificação que abarca tanto sua generalização como principal política do urbanismo neoliberal quanto sua localização em contextos urbanos específicos. O modelo analítico baseia-se em três dimensões necessárias e definidoras do processo: 1) produção do espaço gentrificável; 2) elitização social com expulsão de grupos vulneráveis; e, 3) transformação da paisagem construída. O estudo das operações urbanas em São Paulo demonstra que estas dimensões fundamentais são mediadas por estruturas locais e, nestes casos, contextualizadas em projetos urbanísticos individuais. Este artigo, portanto, explora as múltiplas escalas de promoção da gentrificação, enfatizando que formas de produção desigual do espaço e resistência às mesmas também são produzidas localmente.

Biografia do Autor

Marina Toneli Siqueira, University of Illinois at Chicagp

Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina; mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo; estudante de doutorado em planejamento urbano e políticas públicas na University of Illinois at Chicago. Professora assistente do Departamento de Planejamento Urbano e Políticas Públicas na University of Illinois at Chicago.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Siqueira, M. T. (2014). Entre o fundamental e o contingente: dimensões da gentrificação contemporânea nas operações urbanas em São Paulo. Cadernos Metrópole, 16(32), 391–415. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/16898