Favelas no Brasil e em São Paulo: avanços nas análises a partir da Leitura Territorial do Censo de 2010

Autores

  • Suzana Pasternak FAUUSP Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
  • Camila D'Ottaviano FAUUSP Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

favelas, assentamentos precários, habitação popular, pobreza urbana, censo demográfico

Resumo

Pensando nas formas de acesso à moradia da população de baixa renda no Brasil, este artigo pretende analisar, especificamente, as condições de moradia da população favelada, procurando, a partir dos dados censitários disponíveis, identificar o que significa morar numa favela no Brasil na primeira década do século XXI, a partir de algumas questões principais: houve aumento da população favelada no Brasil? Onde esse aumento foi mais expressivo? Como se deu esse aumento: a partir do surgimento de novas favelas ou no aumento das favelas existentes? Quais as características dos domicílios favelados? Houve melhora nos indicadores relacionados à infraestrutura? É também um esforço inédito de análise da base de dados “Leitura Territorial” dos domicílios favelados, base única disponibilizada pelo Censo 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suzana Pasternak, FAUUSP Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(1966), graduação em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo(1970), especialização em Urbanismo pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne(1968), especialização em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo(1970), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo(1975), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo(1983) e pós-doutorado pela Penn Institute for Urban Resaerch(2013). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo e Membro de corpo editorial da Cadernos Metrópole (PUCSP). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional. Atuando principalmente nos seguintes temas:Favela, Habitacao Popular, Estudos Urbanos.

Camila D'Ottaviano, FAUUSP Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Arquiteta e Urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP (1994). Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas (2002) e doutora em Arquitetura e Urbanismo, sub-área Habitat (2008) pela FAUUSP. Docente do Grupo de Metodologia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É pesquisadora e membro do Conselho Científico do NAPPLAC - Núcleo de Apoio à Pesquisa: Produção e Linguagem do Ambiente Construído, participa dos grupos de pesquisa Grupo de Estudos sobre a Produção do Espaço Contemporâneo: Políticas, Planos e Projetos Urbanos (FAUUSP), Grupo de Pesquisa sobre as Cidades Contemporâneas (UFRN), Redistribuição Espacial da População e Urbanização (NEPO-UNICAMP) e é pesquisadora do Observatório das Metrópoles desde 2004.

Downloads

Publicado

2016-03-12

Como Citar

Pasternak, S., & D’Ottaviano, C. (2016). Favelas no Brasil e em São Paulo: avanços nas análises a partir da Leitura Territorial do Censo de 2010. Cadernos Metrópole, 18(35), 75–100. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2016-3504