Eixos: novo paradigma do planejamento regional? Os eixos de infraestrutura nos PPA´s nacionais, na Iirsa e na macrometrópole paulista

Autores

  • Jeferson Cristiano Tavares IAU-USP UFABC FIAM-FAAM ESCOLA DA CIDADE

Palavras-chave:

eixos, planejamento regional, PPA, Iirsa, macrometrópole paulista

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar a organização territorial interescalar baseada nos eixos de infraestrutura propostos pelo poder público, entre 1995 e 2015. Sua análise está fundamentada no referencial teórico que demonstra as relações entre (re)estruturação produtiva e organização do território (Logan e Molotch, 1987; Scott, 1998; Brenner, 2010). Foram eleitas, como objetos de estudo, as ações planejadoras propostas pela iniciativa pública, no âmbito federal: os planos plurianuais e seus respectivos programas; no âmbito continental: os planos e propostas da Iirsa; e no âmbito estadual: o Plano de Ação da Macrometrópole Paulista (PAM 2013-2040). As conclusões do artigo apontam para um protagonismo em curso do Eixo como elemento estruturador da organização territorial nas suas diferentes escalas orientado pelos preceitos de integração, conectividade e competitividade.

Biografia do Autor

Jeferson Cristiano Tavares, IAU-USP UFABC FIAM-FAAM ESCOLA DA CIDADE

Arquiteto e urbanista (2000), mestre (2004) e doutor (2015) pelo IAU-USP. É autor do livro “Projetos para Brasília: 1927-1957” (IPHAN, 2014, 506 p.). Leciona “Planejamento Urbano e Regional” no Centro Universitário FIAM-FAAM e coordena o módulo de “Infraestrutura Urbana” no curso de pós-graduação “Habitação e Cidade”, na Escola da Cidade. Integra a equipe do Plano Diretor Regional do Grande ABC (em elaboração pela UFABC em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC) e atua na consultoria de projetos urbanísticos e de infraestrutura urbana e regional.

Downloads

Publicado

2016-10-28