A carroça ao lado do avião: o direito à cidade metropolitana em Brasília
Palavras-chave:
metropolização, desenvolvimento desigual e combinado, direito a cidade, BrasíliaResumo
A teoria do desenvolvimento desigual e combinado ajuda a entender o processo de metropolização de Brasília. Esse nexo, além das dimensões socioeconômicas próprias àquela teoria, possui dimensão urbanística: um urbanismo pautado pelo ideário do movimento moderno inscreveu-se na forma de um avião como matriz do território que se metropolizou. Derivações da metropolização periférica não lhe acompanharam fazendo contraponto paradoxal: surgem bem posteriormente, portanto mais atuais; quanto mais recentes, mais atrasadas e antigas se configuram, parecendo pertencer a tempos remotos ao urbanismo modernista, convivendo funcionalmente no território metropolitano. O texto utiliza o binômio Carroça & Avião para a reflexão de políticas de reprodução de padrões de precariedade urbana expressas no primeiro termo fazendo parte do mesmo processo que garante privilégios a áreas bem providas da metrópole expressas no segundo termo.Downloads
Publicado
2017-04-07
Como Citar
Schvarsberg, B. (2017). A carroça ao lado do avião: o direito à cidade metropolitana em Brasília. Cadernos Metrópole, 19(38), 313–334. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2017-3813
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista não tem condições de pagar direitos autorais nem de distribuir separatas.
O Instrumento Particular de Autorização e Cessão de Direitos Autorais, datado e assinado pelo(s) autor(es), deve ser transferido no passo 4 da submissão (Transferência de Documentos Suplementares). Em caso de dúvida consulte o Manual de Submissão pelo Autor.
O conteúdo do texto é de responsabilidade do(s) autor(es).