“Por que tão longe?”. Mobilidade de crianças e estrutura urbana no Distrito Federal

Autores

  • Fernanda Müller Universidade de Brasília - UnB
  • Leonardo Monteiro Monasterio Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Cristian Pedro Rubini Dutra Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Mobilidade Urbana, Crianças, Brasília, Transporte, Infância

Resumo

Este estudo analisa a mobilidade de crianças nos trajetos de casa para a escola e da escola para casa no Distrito Federal. Com base em um estudo que acompanhou crianças de duas instituições educacionais públicas situadas no Plano Piloto de Brasília (um Centro de Educação Infantil e uma Escola-Classe), foi possível traçar um perfil das práticas de circulação dessa população. Depois de apresentar a concepção inicial dos planejadores de Brasília para a mobilidade de crianças, o trabalho passa a analisar os dados gerados na pesquisa. Os resultados mostram que apenas 4% das crianças vão para a escola a pé e 57% têm que viajar mais de 20 km por dia apenas em seus trajetos casa-escola-casa. Ou seja, a estrutura urbana da cidade e a oferta limitada de educação pública não permitiram que a utopia idealizada para Brasília se realizasse.

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Publicado

2018-08-20

Como Citar

Müller, F., Monasterio, L. M., & Dutra, C. P. R. (2018). “Por que tão longe?”. Mobilidade de crianças e estrutura urbana no Distrito Federal. Cadernos Metrópole, 20(42), 577–598. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2018-4213

Edição

Seção

Artigos Complementares