Hipersegregação das elites metropolitanas brasileiras na década de 2000: interpretações a partir da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Autores

  • Jupira Gomes de Mendonça Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luciana Teixeira de Andrade Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Alexandre Magno Alves Diniz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

estrutura socioespacial, hipersegregação, áreas centrais, dinâmica imobiliária, metrópoles brasileiras

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados da comparação da estrutura socioespacial das 15 principais regiões metropolitanas brasileiras e de sua evolução no período entre 2000 e 2010. A análise aborda prioritariamente o fenômeno de concentração dos grupos de mais alto status nos espaços superiores dessas metrópoles, configurando a sua hipersegregação. Hipóteses explicativas para esse processo são apresentadas a partir da análise específica da Região Metropolitana de Belo Horizonte, cuja composição social é muito próxima da composição média das 15 RMs estudadas e para a qual há dados específicos sobre dinâmica imobiliária, índice de qualidade de vida e mobilidade residencial. A histórica atratividade das áreas centrais intensificou-se na década de 2000, mantendo-as como localização preferencial dos investimentos imobiliários de alto padrão.

Biografia do Autor

Jupira Gomes de Mendonça, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ, Docente no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais, Pesquisadora do CNPq. jupira@ufmg.br, (31)99815-5252.

Luciana Teixeira de Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Sociologia pela UERJ, Docente no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pesquisadora do CNPq. lucianatandrade1@gmail.com, (31)98410-9251.

Alexandre Magno Alves Diniz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Geografia pela Arizona State University (EUA), Docente no Programa de Pós-graduação em Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. alexandremadiniz@gmail.com, (31)98765-8808.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

Mendonça, J. G. de, Andrade, L. T. de, & Diniz, A. M. A. (2019). Hipersegregação das elites metropolitanas brasileiras na década de 2000: interpretações a partir da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Cadernos Metrópole, 21(44), 29–53. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4402