Arranjos domésticos e estrutura urbana na Região Metropolitana de São Paulo (2010)

Autores

Palavras-chave:

Região Metropolitana de São Paulo, estrutura urbana, arranjo doméstico

Resumo

Os anos 1960 e 1970 trouxeram mudanças nas estruturas espacial urbana e familiar, principalmente nos países desenvolvidos, com alterações nas macroestruturas de trabalho e residência e com o surgimento de novos arranjos domiciliares. Relacionar a família e a (re)estruturação do espaço urbano, em vista da reprodução material dos indivíduos que a compõem, é o objetivo deste trabalho. Analisamos a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), onde os arranjos urbanos e domiciliares são mais complexos e diversificados. Construímos uma tipologia que traduziu a estrutura do espaço urbano em função do mercado de trabalho e das áreas residenciais. Posteriormente, sobrepusemos a distribuição dos arranjos domiciliares e da vulnerabilidade social. Utilizando o Censo de 2010, analisamos as relações das diferentes variáveis para as áreas de ponderação.

Biografia do Autor

Pier Francesco De Maria, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Economista, Mestre e Doutor em Demografia pela UNICAMP. Atualmente, é pesquisador do Laboratório de Economia e Gestão (LEG-FCA/UNICAMP).

Luiz Antonio Chaves de Farias, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Geógrafo e Mestre em Geografia pela UFRJ, Doutor em Demografia pela UNICAMP. Atualmente, é bolsista de pós-doutorado do CNPq junto ao Núcleo de Estudo de População 'Elza Berquó' (NEPO/UNICAMP).

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

De Maria, P. F., & de Farias, L. A. C. (2019). Arranjos domésticos e estrutura urbana na Região Metropolitana de São Paulo (2010). Cadernos Metrópole, 21(44), 281–303. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4412