A desindustrialização na região Sul

Autores

  • José Alderir Silva Professor de Economia na Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA, lotado no Departamento de Ciências Exatas, Tecnológicas e Humanas - DCETH. https://orcid.org/0000-0002-1514-6999

Palavras-chave:

desindustrialização, economia regional, Rio Grande do Sul

Resumo

Este estudo objetiva analisar a evolução da indústria de transformação no Brasil com ênfase na região Sul no período 2002-2014, de modo que seja possível observar a contribuição sulista no processo de desindustrialização do País. Para isso, serão utilizados como forma de análise os indicadores clássicos da desindustrialização. Com efeito, foi observado que a indústria da região Sul perdeu participação em termos de valor adicionado e de emprego nos indicadores nacionais, porém, a manifestação da desindustrialização pode ser confirmada apenas a partir da composição da estrutura produtiva regional. Nesse sentido, constatou-se a perda de participação da indústria de transformação combinada com a desconcentração da produção/emprego industrial sulista, o que configura um processo de desindustrialização regional progressivo e positivo nessa região.

Biografia do Autor

José Alderir Silva, Professor de Economia na Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA, lotado no Departamento de Ciências Exatas, Tecnológicas e Humanas - DCETH.

Professor na Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA, lotado no Departamento de Ciências Exatas, Tecnológicas e Humanas - DCETH.

Downloads

Publicado

2019-06-08

Como Citar

Silva, J. A. (2019). A desindustrialização na região Sul. Cadernos Metrópole, 21(45), 531–550. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4508