As interações entre um movimento social e os moradores da ocupação Eliana Silva na região do Barreiro em Belo Horizonte

Autores

Palavras-chave:

ocupação, moradores, militantes-moradores, movimento social, agenciamento

Resumo

Este trabalho pretende contribuir com o debate sobre a constituição de um modelo particular de produção informal de moradia, as ocupações. O objetivo é analisar como se fizeram as interações entre moradores da ocupação Eliana Silva, na região do Barreiro em Belo Horizonte, e o movimentos social de moradia na formação desse assentamento. Para tanto, foram realizadas conversas informais e entrevistas semiestruturadas com moradores- -militantes e demais moradores sem vínculos com a organização. Argumenta-se, ao final, que o assentamento representa modos de uso e apropriação do espaço urbano, marcados por constantes transformações em função das disputas e das negociações entre a mobilidade dos ocupantes e a agenda dos movimentos sociais e do Estado.

Biografia do Autor

Diego Vales Deslandes Ferreira, PUC Minas

Mestre em Ciências Sociais pela PUC Minas

Doutorando em Ciências Sociais pela PUC Minas

Juliana Gonzaga Jayme, PUC Minas

Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp.

Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e da graduação em Ciências Sociais e Comunicação da PUC Minas.

Downloads

Publicado

2019-06-08

Como Citar

Ferreira, D. V. D., & Jayme, J. G. (2019). As interações entre um movimento social e os moradores da ocupação Eliana Silva na região do Barreiro em Belo Horizonte. Cadernos Metrópole, 21(45), 573–595. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4510