Espoliação urbana e insurgência: conflitos e contradições sobre produção imobiliária e moradia a partir de ocupações recentes em São Paulo

Autores

  • Luciana Nicolau Ferrara Universidade Federal do ABC
  • Talita Anzei Gonsales Universidade Federal do ABC
  • Francisco de Assis Comaru Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

habitação popular, ocupações urbanas, espoliação urbana, conflitos urbanos, valorização imobiliária

Resumo

O conceito de espoliação urbana foi formulado nos anos 1970, para explicar as péssimas condições de vida a que estava submetido o trabalhador com baixos salários na industrialização em São Paulo. Nas décadas seguintes, a produção imobiliária ganhou centralidade econômica, gerando crescente valorização nesse setor. Esse processo, somado à condição de renda, impede o acesso à moradia pelos pobres e evidencia as contradições inerentes à propriedade privada como solução habitacional. A partir de observações sobre uma ocupação periférica recente e outra na região central, busca-se refletir sobre novas espoliações urbanas, identificando estratégias de luta pelo direito à moradia. Conclui- -se que as ocupações coletivas têm potencial de contestar a propriedade privada, e as desigualdades, porém, não estão livres das contradições por elas engendradas.

Biografia do Autor

Luciana Nicolau Ferrara, Universidade Federal do ABC

Professora da Universidade Federal do ABC, no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais aplicadas e da Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território.

Talita Anzei Gonsales, Universidade Federal do ABC

Engenheira Ambiental Urbana pela UFABC, mestre em Planejamento e Gestão do Território da UFABC e doutaranda na mesma instituição.

Francisco de Assis Comaru, Universidade Federal do ABC

Professor Universidade Federal do ABC, no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais aplicadas e da Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Ferrara, L. N., Gonsales, T. A., & Comaru, F. de A. (2019). Espoliação urbana e insurgência: conflitos e contradições sobre produção imobiliária e moradia a partir de ocupações recentes em São Paulo. Cadernos Metrópole, 21(46), 807–829. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4606