Experiências de planos de bairro no Nordeste brasileiro: articulando planejamento insurgente e direito à cidade

Autores

  • Thaís de Miranda Rebouças Centro Universitário UniRuy e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia
  • Maya Manzi Universidade Católica do Salvador, Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social.
  • Laila Nazem Mourad Universidade Católica do Salvador, Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social.

Palavras-chave:

plano de bairro, planejamento insurgente, direito à cidade, neoliberalismo, Brasil

Resumo

Este artigo analisa duas experiências recentes de planejamento insurgente na escala do bairro no Nordeste do Brasil, que emergem em um contexto urbano caracterizado pela perda progressiva de direitos por seus habitantes e pela sua retomada a partir de práticas alternativas de planejamento. O artigo discute a conformação de diversas relações entre Estado, universidade e comunidades, os tipos de conhecimento e de linguagem usados, bem como as possibilidades de transformação social que o planejamento insurgente propicia enquanto processo reativo e construtivo. Os resultados mostram que a luta pelo direito à cidade se constitui como parte integrante do caráter insurgente dos Planos de Bairro no Nordeste do Brasil, uma contribuição para a teorização do planejamento desde/para o Sul global.

Biografia do Autor

Thaís de Miranda Rebouças, Centro Universitário UniRuy e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia

urbanista, professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UniRuy, mestre e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, Brasil. 

Maya Manzi, Universidade Católica do Salvador, Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social.

geógrafa, doutora em geografia pela Clark University (MA), professora e pesquisadora da Universidade Católica do Salvador, Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social. Salvador/BA, Brasil. Pós-doutoranda no Mecila (Maria Sibylla Merian International Center for Advanced Studies), São Paulo, Brasil.

Laila Nazem Mourad, Universidade Católica do Salvador, Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social.

arquiteta e urbanista, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, professora e pesquisadora da Universidade Católica do Salvador, Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social. Salvador/BA, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

de Miranda Rebouças, T., Manzi, M., & Nazem Mourad, L. (2019). Experiências de planos de bairro no Nordeste brasileiro: articulando planejamento insurgente e direito à cidade. Cadernos Metrópole, 21(46), 855–878. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4608