A macrometropolização em São Paulo: reterritorialização, reescalonamento e a cidade-região

Autores

  • Pedro Henrique Campello Torres Instituto de Energia e Ambiente (IEE), Universidade de São Paulo (USP) http://orcid.org/0000-0002-0468-4329
  • Ruth Ferreira Ramos Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território (PGT) da Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Amauri Pollachi Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território (PGT) da Universidade Federal do ABC (UFABC).

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4705

Palavras-chave:

reterritorialização, reescalonamento, cidade-região, Macrometrópole Paulista, metropolização

Resumo

A escala de planejamento regional está associada às transformações no âmbito econômico, no qual a globalização e os processos de reescalonamento são fundamentais para se compreender o desenvolvimento desigual. Este artigo discute aspectos conceituais e empíricos dos processos de metropolização do espaço, a partir do estudo da Macrometrópole Paulista (MMP), tendo como referência teórica os conceitos de reterritorialização e de reescalonamento. Para tanto, caracterizamos o território macrometropolitano com o objetivo de verificar se os conceitos de reterritorialização e reescalonamento propostos por Neil Brenner para o contexto da União Européia podem ser aplicados ao quadro brasileiro, sobretudo para o caso de São Paulo e da MMP. Concluímos que a MMP é uma instituição estatal emergente, reescalonada para reterritorialização do capital.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Campello Torres, Instituto de Energia e Ambiente (IEE), Universidade de São Paulo (USP)

Cientista Social e Planejador Urbano. Mestrado em Planejamento Urbano (IPPUR/UFRJ), Doutorado em Ciências Sociais (PUC-Rio). Atualmente é Pós Doutorando na Universidade de São Paulo (USP).

Ruth Ferreira Ramos, Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território (PGT) da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Bióloga e Planejadora Urbana. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território (PGT) da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Amauri Pollachi, Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território (PGT) da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Historiador e Planejador Urbano. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território (PGT) da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Torres, P. H. C., Ramos, R. F., & Pollachi, A. (2019). A macrometropolização em São Paulo: reterritorialização, reescalonamento e a cidade-região. Cadernos Metrópole, 22(47), 103–122. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4705