Estratégias e processos participativos para o desenvolvimento local e regional na Baixada de Sepetiba, RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4707

Palavras-chave:

periferia metropolitana, cenários, cartografia social, análise SWOT, Baixada de Sepetiba

Resumo

Este artigo apresenta a aplicação de ferramenta de cartografia social, a partir do olhar plural e participativo, para identificação e análise de fragilidades e potencialidades de território periférico na Baixada de Sepetiba, RJ, investigado a partir das transformações ocasionadas pelo crescimento econômico e pelos projetos de investimentos globais. Com base em conceitos de zonas opacas e luminosas, metropolização e desenvolvimento sustentável, a metodologia multitemática e transescalar analisa aspectos socioespaciais, integrando atores sociais e institucionais em uma reflexão conjunta e interativa e na produção de cenários prospectivos de desenvolvimento local. Valida-se a estratégia metodológica participativa para elaboração de diretrizes de planejamento do território ameaçado pela expansão metropolitana.

Biografia do Autor

Denise de Alcantara Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado em Sistemas de Espaços Livres;  Doutorado e Mestrado pelo PROARQ-FAU-UFRJ. Doutorado Sanduíche na San Diego State University;Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett.

Publicado

2019-11-29

Como Citar

de Alcantara Pereira, D. (2019). Estratégias e processos participativos para o desenvolvimento local e regional na Baixada de Sepetiba, RJ. Cadernos Metrópole, 22(47), 147–171. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4707