Impactos da metropolização no sistema de transporte coletivo: estudo de caso na Região Metropolitana de Goiânia

Autores

  • Ana Carolina Fernandes Pires Universidade de Brasília (UNB)
  • Érika Cristine Kneib Universidade Federal de Goiás
  • Rômulo José da Costa Ribeiro Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4711

Palavras-chave:

relações metropolitanas, deslocamento pendular, espraiamento urbano, transporte coletivo, Região Metropolitana de Goiânia

Resumo

O processo de urbanização ao qual estão submetidas as regiões metropolitanas brasileiras ocorre de forma insustentável. Intensa polarização e dependência entre seus municípios propicia deslocamentos pendulares, realizados geralmente por ônibus coletivos, que circulam com baixa rotatividade de passageiros em extensos vazios urbanos. Esta pesquisa apresenta os impactos que a metropolização provoca no sistema de transporte coletivo, com estudo de caso em municípios selecionados da Região Metropolitana de Goiânia (RMG). Indicadores de qualidade e eficiência são utilizados para a avaliação do sistema de transporte coletivo. Os resultados demonstram impactos econômicos no sistema de transporte coletivo e impactos sociais para os passageiros. A conclusão deste trabalho demonstra necessidade de descentralização das atividades socioeconômicas na RMG e políticas para potencialização do transporte coletivo.

Biografia do Autor

Ana Carolina Fernandes Pires, Universidade de Brasília (UNB)

Mestra em Projeto e Cidade pela Universidade Federal de Goiás (UFG), doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UNB), professora substituta do Instituto Federal de Goiás no departamento de transportes.

Érika Cristine Kneib, Universidade Federal de Goiás

Arquiteta Urbanista, Mestre e Doutora em Transportes. Desenvolveu pesquisa de pós doutorado no tema mobilidade urbana, no Instituto Superior Técnico de Lisboa- IST. Atua como professora e pesquisadora na Universidade Federal de Goiás, no curso de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós Graduação Projeto e Cidade. Coordenou a equipe de Mobilidade Metropolitana no Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia. Desenvolve pesquisas relacionadas à mobilidade urbana e metropolitana; mobilidade regenerativa; acessibilidade (relação transporte & uso do solo); planejamento das cidades e dos sistemas de transporte na escala urbana e metropolitana; centralidades e transporte público coletivo. Exerceu atividades relacionadas a planejamento urbano, transportes e mobilidade urbana em prefeitura municipal, no Governo do Distrito Federal e no Ministério das Cidades. Participou de projetos na Universidade de Brasília, Agência Nacional de Transportes Terrestres e Ministério dos Transportes.

Rômulo José da Costa Ribeiro, Universidade de Brasília

Geólogo (UnB, 1999), mestre em Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB, 2003), doutor em Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB, 2008). Coordenador do Núcleo Brasília-RIDE do INCT do Observatório das Metrópoles/IPPUR/UFRJ. Professor Adjunto IV da Universidade de Brasília, atua no curso de graduação em Gestão Ambiental e Ciências Naturais; e no programa de pós-graduação em Ciências Ambientais, no campus Faculdade UnB Planaltina (FUP). Também atua no programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-FAU), da Faculdade de Arquitetura e urbanismo no Campus Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Técnicas de Análise e Avaliação Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, planejamento urbano, meio ambiente, planejamento espacial e sensoriamento remoto. Pesquisador do grupo DIMPU.

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Pires, A. C. F., Kneib, Érika C., & Ribeiro, R. J. da C. (2019). Impactos da metropolização no sistema de transporte coletivo: estudo de caso na Região Metropolitana de Goiânia. Cadernos Metrópole, 22(47), 247–272. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4711