Negócios de impacto e habitação social: uma nova fronteira do capital financeirizado?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4902

Palavras-chave:

negócios de impacto, títulos de impacto social, habitação de interesse social

Resumo

Este artigo explora a imbricação entre negócios de impacto e habitação social. Pesquisa empresas que estão buscando recursos no mercado financeiro para financiar soluções habitacionais para famílias de baixa renda, enxergando a habitação como uma "oportunidade" de negócios. Revisa a literatura, trazendo críticas da implantação dessa agenda, mostrando seu enlace com o endividamento familiar em um “neoliberalismo desde abajo”. Descreve as estratégias da empresa que criou a primeira debênture de impacto social no Brasil para oferecer crédito com juros menores, às famílias mais pobres, para reformarem suas casas. Conclui que a motivação foi empresarial, e não a construção de uma política ou interesse público, embora tenha impactos urbanos e no endividamento das famílias que ainda devem ser considerados.

Biografia do Autor

Paula Freire Santoro, Profa. Dra. Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Apoio FAPESP.

Arquiteta urbanista brasileira, professora de Planejamento Urbano no Depto. de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP. Atualmente co-coordena, juntamente com a Profa. Raquel Rolnik, o LabCidade | FAUUSP. Doutora em Habitat | FAUUSP com bolsa na Universidade Politécnica da Cataluña (ETSAB-UPC). Possui especialização em Política de Terras na América Latina pelo Lincoln Instituteof Land Policy, Panamá (2007). Foi Assistente Técnica do Ministério Público do Estado de São Paulo nos temas Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (2011-2013), e pesquisadora do Instituto Pólis (2001-2011), do Instituto Socioambiental - ISA (2007-2008) e do Laboratório de Urbanismo da Metrópole - LUME FAUUSP (2001). Em 2009 trabalhou na cooperação brasileira com o Governo de Moçambique para elaboração da Política Nacional de Habitação.

João de Araújo Chiavone, Mestrando em Planejamento Urbano e Regional na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade, atualmente trabalha como urbanista da Diagonal Urbana, e cursa mestrado em Planejamento Urbano e Regional, no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-08-26

Como Citar

Santoro, P. F., & Chiavone, J. de A. (2020). Negócios de impacto e habitação social: uma nova fronteira do capital financeirizado?. Cadernos Metrópole, 22(49), 683–704. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4902