Evidências da metropolização do espaço no século XXI: elementos para identificação e delimitação do fenômeno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4910

Palavras-chave:

metropolização, indústria, condições gerais de produção, migração, mobilidade pendular

Resumo

Identificar e delimitar o processo de metropolização do espaço têm se constituído como um grande desafio aos estudiosos do urbano, principalmente pelos elementos subjacentes que o constituem. Este artigo apresenta uma proposta teórico-metodológica para identificar e delimitar a metropolização a partir da análise da localização espacial das plantas industriais e logísticas, das condições gerais de produção, da mobilidade pendular para trabalho e da migração. Utilizando-se do processo urbano do Espírito Santo como estudo de caso, foi possível verificar a expansão da metropolização para os municípios não metropolitanos de Aracruz, Linhares e São Mateus, de modo que os elementos utilizados para a análise se mostraram pertinentes para a identificação e a delimitação da metropolização do espaço.

Biografia do Autor

Ednelson Mariano Dota, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Francismar Cunha Ferreira, Universidade Federal do Espirito Santo (UFES)

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGG-UFES)

Publicado

2020-08-26

Como Citar

Dota, E. M., & Ferreira, F. C. (2020). Evidências da metropolização do espaço no século XXI: elementos para identificação e delimitação do fenômeno. Cadernos Metrópole, 22(49), 893–912. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4910